Pós-Graduação

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Edilson da Silva Pereira Filho

 

Justificativa

Capacitar e preparar profissionais graduados e/ou pós graduados em enfermagem, medicina, fisioterapia e demais áreas afins a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo e urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar.

 

Objetivo Geral

Oferecer conhecimentos teórico-práticos relacionados a assistência às vítimas de acidentes e de agravos à saúde segundo as determinações da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência, contribuindo para a excelência do atendimento emergencial e de urgência do profissional de saúde.

 

Objetivos Específicos

•Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Urgência/Emergência e UTI;

•Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em urgência/emergência e uti, no atendimento a pacientes de alta complexidade;

•Aplicar, na prática, os protocolos de atendimento a vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS);

•Empregar o raciocínio crítico na área de Urgência/emergência e UTI, adulta, com ênfase no processo assistencial;

 

Público-alvo

Profissionais com formação superior em Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Psicologia e áreas afins.

Competências e Habilitações aos Egressos: O PPG em Urgência/Emergência e UTI contribui para a formação do egresso mais comprometido com o sistema de saúde, ético, com uma postura humanizada, com conhecimentos e habilidades para o atendimento emergencial e ao paciente crítico, com iniciativa e criatividade, com flexibilidade para trabalhar junto à equipe multiprofissional, com capacidade de resolução de problemas e intervenções rápidas, com responsabilidade para o processo do cuidar, gerenciar, educar e pesquisar. Com a consciência da importância da educação permanente e continuada em saúde e com o comprometimento com a responsabilidade social.

 

Diferenciais do Curso

a) Conteúdos atualizados

b) Duas formações em uma só pós graduação

c) Professores gabaritados

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga horária

Docente

Titulação

Datas previstas

1

Introdução a Urgência e Emergência, biossegurança, SBV e ACLS

36h

Edilson Filho

Especialista

24/04/2021

2

Balanço hídrico, gasometria arterial e interpretação de exames.

36h

José Eduardo

Especialista

22/05/2021

3

-Atendimento as principais urgências e emergências – fase I – Neurológicas, Respiratórias e Cardiovasculares

36h

Cintia Ferreira

Mestre

19/06/2021

4

Atendimento as principais urgências e emergências – fase II – Traumas: crânio encefálico, Torácico, abdominal

36h

Nilo Emanuel

Doutor

24/07/2021

5

Atendimento as principais urgências e emergências – fase III –queimaduras, intoxicações Agudas, e acidentes com animais peçonhentos.

36h

Edilson Filho

Especialista

21/08/2021

6

UTI – Cuidado ao paciente critico – Fase IV: Sepse, Monitorização e Hemodinâmica, principais drogas utilizadas em UTI.

36h

Cintia Ferreira Amorim

Mestre

25/09/2021

7

UTI – Cuidado ao paciente critico – Fase V: Assistência ao paciente com dispositivos invasivos

36h

Cintia Ferreira Amorim

Mestre

23/10/2021

8

Metodologia Científica

36h

Único por área

 

13/11/2021

9

Metodologia do Ensino Superior

36h

Único por área

 

27/11/2021

10

TCC

36h

Único por área

 

18/12/2021

 

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Dr. Rodrigo Alves Bezerra

 

Justificativa

O curso é criado para suprir um vasta demanda na microrregião de Irecê no enfoque da gestão da cadeia de alimentos. Trazer a possibilidade para diversos profissionais das diversas áreas obtenham conhecimento aprofundado e atual das diversas legislações sobre os mais variados tipos de alimentos na sua cadeia produtiva. Um curso que será inovador e atrativo para os diversos tipos de profissionais que trabalham na área de saúde pública até a produção de alimentos.

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências, habilidades e conhecimentos fundamentais à atuação na área de Saúde Pública. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de diversas áreas de atuação para desempenharem atividades na garantia do atendimento da legislação sanitária no âmbito de alimentos e regularização da Vigilância Sanitária, inclusive indústrias, com ênfase em Controle de Qualidade de Alimentos.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar compreensão das relações entre o ambiente humano, a qualidade dos alimentos e a saúde dos consumidores.
  • Compreender as boas práticas de manipulação, processamento e os padrões de procedimentos operacionais de sanitização, bem como a análise de perigos e pontos críticos de contaminação para a melhoria da qualidade dos alimentos em todos os pontos da cadeia alimentar.
  • Conhecer as patologias transmitidas por alimentos, sua casuística, epidemiologia e medidas de controle.
  • Capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho com competências e habilidades, atendendo à realidade da produção de alimentos seguros, por meio da promoção de mudanças e inovações, com o aparato das legislações e questões nutricionais para benefício da saúde humana.

 

Público-alvo

Profissionais diversos do setor de alimentos e cadeia alimentar. Graduados na área da Ciência da Saúde: Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, etc.

 

Diferenciais do Curso

a) Todos os docentes são mestre, doutores ou pós doutores.

b) A grade abrange todos os grupos alimentos que possuem normas de manipulação estabelecida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

c) O discente obtém o conhecimento de como Elabora um Manual de Boas Práticas para posteriormente prestar consultorias.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Os alunos que concluírem com aprovação, 360 horas/aula, terão direito ao certificado de especialista para o mercado de trabalho, apresentando artigo científico, ao final do curso.

O Artigo Científico deverá ser desenvolvido de forma individual; ser elaborado dentro das normas da ABNT. O tema do mesmo deve contemplar as linhas de pesquisa definidas nesse curso.

O Artigo Científico deverá ser aprovado, com um conceito igual ou superior a “7”. mediante parecer emitido por um professor, designado pelo Coordenador do curso, com titulação mínima de mestre.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga horária

Docente

Titulação

Datas previstas

1

Vigilância Sanitária - Histórico e Legislações e Análise Microbiológica dos Alimentos

36h

Roberta Costa Dias

Doutora

22/05/2021

2

Segurança e Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos e Doenças Veiculadas por Alimentos

36h

Luciana Afonso Guimarães

Doutora

19/06/2021

3

Certificação, Credenciamento e Auditoria de Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos

36h

Amanda Pedral

Doutora

17/07/2021

4

Rotulagem de Alimentos nas Indústrias e Serviços de Alimentação

36h

Ana Prudência Magnavita

Mestre

21/08/2021

5

Tecnologia, Higiene e Inspeção De Carnes, Aves e Ovos

36h

Pedro Alexandre Gomes Leite

Mestre

18/09/2021

6

Tecnologia, Higiene e Inspeção De Leite, Pescados e Mel

36h

Daniele de Santana Rocha

Doutora

23/10/2021

7

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Único por área

 

20/11/2021

8

Metodologia Científica

36h

Único por área

 

18/12/2021

9

Metodologia do Ensino Superior

36h

Único por área

 

15/01/2022

10

Elaboração de Manual de Boas Práticas

36h

Poliana Melo

Doutora

19/02/2022

 

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito do Agronegócio da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado de uma série de saberes jurídicos direcionados para o mundo do agronegócio, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão atualizada do Direito direcionado para o agronegócio tão presente na região de Irecê/BA, possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

 

Objetivos Específicos

  • Promover atualização acerca dos Direitos que refletem no agronegócio.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática das matérias.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito ambiental e negocial, em um cenário de constantes mudanças.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo os Direitos que refletem no agronegócio regional e nacional.
  • Preparar advogados especialistas, gestores e consultores de empresas.

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões. O curso também se mostra relevante para empresários e empreendedores.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Reflexos da Declaração de Liberdade Econômica no Direito Privado

36h

Hebert Durães

Mestre

27/03/2021

2

Direito Ambiental aplicado ao Agronegócio

36h

Alan Carlos

Mestre

24/04/2021

3

Modelos empresariais e Contratos agrários em Espécie

36h

Hebert Durães

Mestre

29/05/2021

4

Outorga de Recursos hídricos e legislação aplicável

36h

Thiago Cananea

Mestre

26/06/2021

5

Direitos trabalhistas aplicados ao agronegócio

36h

Heitor Dantas

Mestre

24/07/2021

6

Reforma agrária e tributação de terras

36h

Vinicius Salum

Especialista

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães e Prof. Mestre Heitor de Souza Dantas

 

Justificativa

O presente curso de pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário justifica-se na medida em que fomenta a capacitação profissional e pessoal dos alunos, o que proporciona a ampliação do conhecimento de tais áreas temáticas, favorecendo e expandindo, consequentemente, as oportunidades de prestações de serviços qualificadas para a sociedade e setor empresarial da cidade de Irecê e região.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

O curso objetiva proporcionar ao aluno um conhecimento amplo e crítico acerca de tais ramos do direito, através do estudo sob os prismas principiológico e normativo que os regem, a ponto de formar um profissional apto a confrontar e efetivar a atual norma jurídica positivada com complexidade dos fenômenos sociais trabalhistas e previdenciários.

Específicos Específicos

  • Ampliar o estudo dos institutos específicos do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário;
  • Promover o desenvolvimento crítico, reflexivo e o debate acerca das tendências atuais de tais ramos jurídicos;
  • Incentivar a formação de um profissional crítico, preocupado com a efetividade da legislação trabalhista e previdenciária em prol do público alvo, tendo em mente a apresentação de soluções justas entre a flexibilização e a concretude das normas deste ramo;
  • Fomentar o contato com temas atuais, desenvolvendo análise crítica acerca das matérias;
  • Proporcionar a atualização de conceitos e institutos relacionados às matérias, a fim de preparar o aluno para o desempenho das atividades profissionais típicas das carreiras jurídicas.

 

Público-alvo

Advogados, bacharéis em direito e áreas afins, membros do Ministério Público e da Magistratura, servidores públicos, candidatos a concursos públicos e demais profissionais que atuam em tais áreas temáticas, como administradores, contadores, engenheiros, entre outros.

 

Diferenciais do Curso

a) Direcionamento da atuação profissional para as necessidades sociais e jurídicas da região;

b) Consolidação de um network que contribuirá com o desenvolvimento profissional através de parcerias e atuação conjunta;

c) Diálogo de formação voltado para compreender a complexidade e especificidades dos fenômenos sociais da região, bem como suas possíveis resoluções jurídicas.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Data Previstas

1

Regime Geral de Previdência Social

36h

Ana Isabela Lau

Mestre

27/03/2021

2

Cálculos trabalhistas

36h

Viviane Ferreira

Mestre

24/04/2021

3

Direito Processual Previdenciário

36h

Saul Barros

Mestre

29/05/2021

4

Contrato de Trabalho

36h

Julian Nogueira

Mestre

26/06/2021

5

Benefícios previdenciários: reverberações no Contrato de Trabalho

36h

Thiago Cananea

Mestre

24/07/2021

6

Direito Coletivo do Trabalho

36h

Heitor Dantas

Mestre

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito Municipal e Gestão Pública da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado de uma série de saberes jurídicos direcionados para a gestão pública municipal com foco na procuradoria jurídica, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”. 

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão atualizada do Direito Público (municipal, sobretudo), possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

 

Objetivos Específicos

  • Promover atualização acerca dos Direitos Público Municipal.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática das matérias.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito Municipal, em um cenário de constantes mudanças.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo os Direitos que refletem na gestão municipal.
  • Preparar advogados especialistas, gestores públicos, consultores, procuradores, vereadores e seus assessores etc..

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e na procuradoria jurídica dos municípios; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Reflexos da Declaração de Liberdade Econômica no Direito Privado

36h

Hebert Durães

Mestre

27/03/2021

2

Direito Constitucional com foco nas políticas urbanas

36h

Heitor Dantas

Mestre

24/04/2021

3

Atos administrativos e boas práticas preventivas

36h

Carlos Eduardo

Mestre

29/05/2021

4

Propriedade urbana e regularização fundiária

36h

Saul Barros

Mestre

26/06/2021

5

Prática em licitação e contratos

36h

Alex Machado

Mestre

24/07/2021

6

Governança coorporativa e gestão de risco

36h

Larissa Almeida

Especialista

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

curso_202102110312.jpg

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processo Civil da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado do Direito material e processual, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A nova codificação processual civil (Lei nº. 13.105/2015) e as corriqueiras alterações dogmáticas e hermenêuticas do Direito civil exigem do profissional do direito constante atualização dessas matérias. A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

É sabido pelos estudiosos da área jurídica e por aqueles que militam nos fóruns, no dia-a-dia da lida judicial, que o Direito Civil material e seu respectivo código processual civil refletem fortes influências em outras áreas jurídicas (tais como Trabalhista e Penal), pois, no silêncio da norma específica, o direito civil e o processo civil são aplicados subsidiariamente de modo a promover a integração e aplicação do Direito.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

  • Promover atualização acerca do Novo Código de Processo Civil (CPC) e suas novas nuanças doutrinárias.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática do Novo CPC.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito Civil, em um cenário de constantes mudanças.
  • Refletir sobre a constitucionalização do Direito Civil.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo o Direito de Família e Contratual.
  • Preparar advogados especialistas, gestores e consultores de empresas.

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Reflexos da Declaração de Liberdade Econômica no Direito Privado

36h

Hebert Durães

Mestre

27/03/2021

2

Novos paradigmas do Direito de Família e Sucessões

36h

Antônio Toscano

Mestre

24/04/2021

3

Atualização no processo de conhecimento

36h

Thiago Cananea

Mestre

29/05/2021

4

Recursos no novo processo civil

36h

Alexandre Cavalcante

Doutor

26/06/2021

5

Tutelas de urgência e evidência

36h

Eduardo Madruga

Mestre

24/07/2021

6

Processo de Execução na nova sistemática processual

36h

José Onofre

Especialista

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

 

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães e Profa. Mestre Leonellea Pereira

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão atualizada do Direito Penal e da Criminologia possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

 

Objetivos Específicos

  • Promover atualização acerca do Direito Penal e da Criminologia moderna.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática das matérias.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito Penal, em um cenário de constantes mudanças.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo a Criminologia.
  • Preparar advogados especialistas, gestores públicos, consultores, delegados, agentes de investigação, policiais militares, procuradores, vereadores e seus assessores etc..

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia, policiais; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Teoria do Direito: normativismo jurídico e atributos da norma

36h

Hebert Durães

Mestre

27/03/2021

2

Política Criminal Contemporânea

36h

Leonellea Pereira

Mestre

24/04/2021

3

Criminologia I: violência e segurança pública

36h

Helder Machado

Mestre

29/05/2021

4

Criminologia II: Justiça criminal e sistema prisional

36h

Thiago Hanney

Mestre

26/06/2021

5

Atualidades Dogmáticas do Direito Penal

36h

Cláudio Lameirão

Mestre

24/07/2021

6

Estudo jurisprudencial do Direito Penal contemporâneo

36h

Edigardo Ferreira

Mestre

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito de Empresa e do Consumidor da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado do Direito material de duas áreas que se completam, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão atualizada do Direito de Empresa e do Consumidor possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

 

Objetivos Específicos

 

  • Promover atualização acerca do Direito de Empresa e do Direito do Consumidor e suas novas nuanças doutrinárias.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática de ambas as matérias.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito de Empresa e do Direito do Consumidor, em um cenário de constantes mudanças.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo o Direito de Empresa e do Direito do Consumidor.
  • Preparar advogados especialistas, gestores e consultores de empresas.

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões. O curso também se mostra relevante para empresários e empreendedores.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Reflexos da Declaração de Liberdade Econômica no Direito Privado

36h

Hebert Durães

Mestre

27/03/2021

2

Recuperação tributária para Empresas

36h

Glauber Lucena

Doutor

24/04/2021

3

Aspectos práticos da falência e recuperação empresarial

36h

Alessandro Sanchez

Mestre

29/05/2021

4

Defesa da Empresa nas relações de consumo

36h

Saul Barros

Mestre

26/06/2021

5

Novos direitos do consumidor nos contratos eletrônicos

36h

Lucirino Fernandes

Mestre

24/07/2021

6

Atualização jurisprudencial no Direito do Consumidor

36h

Thiago Cananea

Mestre

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães

 

Justificativa

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Prática Processual Multidisciplinar da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado de uma série de saberes jurídicos processuais direcionados para a ampla advocacia, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão atualizada das práticas processuais possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

 

Objetivos Específicos

  • Promover atualização acerca das múltiplas práticas processuais.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática das matérias.
  • Aperfeiçoar conhecimentos da prática processual em um cenário de constantes mudanças.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo os Direitos que refletem na prática advocatícia.
  • Preparar advogados especialistas, consultores, procuradores, docentes, etc..

 

Público-alvo

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e em departamento jurídico empresarial; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões.

 

Diferenciais do Curso

a) Aulas objetivas direcionadas para o núcleo de cada conteúdo;

b) Profissionais qualificados com pós-graduação e experiência na área;

c) Curso direcionado para atualização dos conteúdos que mais sofreram alteração dogmática e jurisprudencial;

d) Contém módulo direcionado para o empreendedorismo;

e) Capacitação em metodologia do Ensino Superior.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Teoria geral multidisciplinar do processo

36h

Rodrigo Salazar

Mestre

27/03/2021

2

Prática Processual Civil: contratos, consumo e responsabilidade civil

36h

Thiago Cananea

Mestre

24/04/2021

3

Prática Processual Civil: Família e sucessões

36h

Renata Mangueira

Mestre

29/05/2021

4

Prática Processual Trabalhista

36h

Viviane Lucena

Mestre

26/06/2021

5

Prática Processual Penal

36h

Cláudio Lameirão

Mestre

24/07/2021

6

Prática Processual Constitucional e Tributária

36h

Bruno Bastos

Doutor

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

 

Justificativa

O movimento da inclusão vem se fortalecendo na garantia dos direitos  das pessoas com deficiência em todos os segmentos da sociedade civil organizada.  A  busca por vagas nas escolas tornou-se comum para as pessoas que  passaram a conhecer seus direitos, principalmente  o direito de aprender. Assim, o curso terá uma abordagem mais especifica para a Língua Brasileira de Sinais e a comunidade surda, considerando que o Decreto 5626/05  torna a Libras língua materna do surdo e 2ª língua no País, bem como sua obrigatoriedade nos cursos de Educação e Fonoaudiologia.

 

Público-alvo 

Professores da Educação Básica

 

Matriz Curricuar

 

Módulo

Carga horária

Docente

Titulação

Datas previstas

Fundamentos da Educação Especial, Políticas públicas e Diretrizes para a Educação Inclusiva-

  36h

Maria da Conceição Araújo Correia

Mestre

24/04/2021

Psicologia da Aprendizagem Aplicada a Educação Especial

  36h

Rodrigo Oliveira Damasceno

Mestre

29/05/2021

Saberes e Práticas da Educação Inclusiva

  36h

Claudia Maria Lima de Almeida Silva

Especialista

26/06/2021

Escolarização da pessoa surda

  36h

Iza Rocha Souza

Mestre

24/07/2021

Libras

  36h

Iza Rocha Souza

Mestre


28/08/2021

 

Português para surdos

  36h

Daniel Neves dos Santos  - Mestre

Mestre

25/09/2021

Empreendedorismo

  36h

Edirlan

Mestre

30/10/2021

Métodos e técnicas de pesquisa

  36h

Daniela Lopes Oliveira Dourado

Mestre

13/11/2021

Docência do Ensino Superior

  36h

Cinara Barbosa

Mestre

27/11/2021

TCC

  36h

Claudilson Gomes

Mestre

18/12/2021

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Dr. Heitor Ferrari Marback

 

Justificativa

Os meios digitais têm se tornado importantes ferramentas de promoção de marcas, produtos e serviços. A pandemia do Covid 19 trouxe uma necessidade real de um novo olhar para o marketing digital em especial para as mídias sociais, antecipando uma tendência apontada por profissionais que atuam na área de inovação e transformação digital. Inclusive, é bom que se reforce que a transformação digital é condição básica e uma das principais pautas de todas as empresas que desejam sobreviver nessa nova ambiência mundial.

O território de Irecê tem uma densidade empresarial significativa, e não dispõe de um curso de pós-graduação que ofereça ao aluno uma visão global de tendências digitais, porém que também esteja atenta às especificidades locais. A proposta da pós graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais está fortemente associada à oferta de conteúdo denso sem perder de vista as aplicações práticas e funcionalidades. Como a cidade de Irecê é um polo de referência em ensino e outros serviços, e o curso será ofertado de forma remota, com aulas ao vivo,  acredita-se que será possível atender a um público bastante ampliado (todas as cidades que fazem parte do território de Irecê, Chapada Norte, Chapada Diamantina), garantindo assim sustentabilidade e alternativas de expansão e de parcerias.

 

Objetivo Geral

Ofertar um curso que atenda às necessidades específicas da região, com um time de professores de mercado e que possa municiar os alunos de conteúdo e ferramental prático apropriado para atuarem no suporte aos seus negócios e às empresas locais.

 

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno em marketing digital;

Apresentar ferramentas de automação de marketing digital e mídias sociais;

Desenvolver capacidade analítica e de planejamento no ambiente digital;

Compreender uso de métricas e KPI´s como ferramentas de gestão e monitoramento.

 

Público-alvo

Profissionais graduados em qualquer área de atuação que desejem conhecer e desenvolver habilidades de planejamento e gestão de marketing digital e mídias sociais.

Competências e Habilitações aos Egressos: planejamento, execução, gestão e monitoramento de marketing digital e mídias sociais.

 

Diferenciais do Curso

a) Professores com experiência docente e de mercado

b) Curso pioneiro na região

c) Estrutura curricular moderna e atualizada

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou plano de negócio com foco em aplicativos, ferramentas digitais ou perfis de redes sociais.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Datas Previstas

1

Introdução ao Marketing Digital e Mídias Sociais

36h

Rebecca Lírio

Especialista

24/04/2021

2

Promoção de vendas em Meios Digitais

36h

Alessandro Canella

Especialista

22/05/2021

3

Direito Digital

36h

Érica Pinheiro

Especialista

26/06/2021

4

Inovação e Criatividade aplicada aos meios digitais

36h

Adelino Montalverne

Mestre

24/07/2021

5

Gestão e monitoramento de Mídias Sociais

36h

Iago Maia

Especialista

27/08/2021

6

Marcas em Meios Digitais

36h

Cesar Magalhães

Mestre

25/09/2021

7

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Edirlan Souza

Mestre

30/10/2021

8

Metodologia Científica

36h

FAI

 

13/11/2021

9

Metodlogogia do ensino Superior

36h

FAI

 

27/11/2021

10

TCC / Projeto Aplicado

36h

Heitor Ferrari Marback

Doutor

18/12/2021