DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO (NÃO DISPONÍVEL)

Carga horária: 360h

Duração: 10 meses

 

Coordenação

Prof. Mestre Hebert V. Durães e Prof. Mestre Heitor de Souza Dantas

 

Justificativa

O presente curso de pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário justifica-se na medida em que fomenta a capacitação profissional e pessoal dos alunos, o que proporciona a ampliação do conhecimento de tais áreas temáticas, favorecendo e expandindo, consequentemente, as oportunidades de prestações de serviços qualificadas para a sociedade e setor empresarial da cidade de Irecê e região.

A presente proposta da FAI consiste em ofertar para Irecê e região uma pós-graduação com aulas virtuais, em tempo real, com a interação entre professor e aluno, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (um sábado por mês) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática. Não se trata de um curso EAD, mas de aulas remotas autorizadas pela portaria MEC 544/2020.

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização de forma síncrona (em tempo real), bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico. Além disso, o discente será capacitado com o módulo “metodologia do ensino superior”.

 

Objetivo Geral

O curso objetiva proporcionar ao aluno um conhecimento amplo e crítico acerca de tais ramos do direito, através do estudo sob os prismas principiológico e normativo que os regem, a ponto de formar um profissional apto a confrontar e efetivar a atual norma jurídica positivada com complexidade dos fenômenos sociais trabalhistas e previdenciários.

Específicos Específicos

  • Ampliar o estudo dos institutos específicos do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário;
  • Promover o desenvolvimento crítico, reflexivo e o debate acerca das tendências atuais de tais ramos jurídicos;
  • Incentivar a formação de um profissional crítico, preocupado com a efetividade da legislação trabalhista e previdenciária em prol do público alvo, tendo em mente a apresentação de soluções justas entre a flexibilização e a concretude das normas deste ramo;
  • Fomentar o contato com temas atuais, desenvolvendo análise crítica acerca das matérias;
  • Proporcionar a atualização de conceitos e institutos relacionados às matérias, a fim de preparar o aluno para o desempenho das atividades profissionais típicas das carreiras jurídicas.

 

Público-alvo

Advogados, bacharéis em direito e áreas afins, membros do Ministério Público e da Magistratura, servidores públicos, candidatos a concursos públicos e demais profissionais que atuam em tais áreas temáticas, como administradores, contadores, engenheiros, entre outros.

 

Diferenciais do Curso

a) Direcionamento da atuação profissional para as necessidades sociais e jurídicas da região;

b) Consolidação de um network que contribuirá com o desenvolvimento profissional através de parcerias e atuação conjunta;

c) Diálogo de formação voltado para compreender a complexidade e especificidades dos fenômenos sociais da região, bem como suas possíveis resoluções jurídicas.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo científico ou relato de experiência na área de atuação (à escolha do discente). O TCC será analisando por uma banca examinadora composta por três profissionais qualificados. A apresentação será facultativa, devendo o interessado arcar com os custos do ato.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

Carga Horária

Docente

Titulação

Data Previstas

1

Regime Geral de Previdência Social

36h

Ana Isabela Lau

Mestre

27/03/2021

2

Cálculos trabalhistas

36h

Viviane Ferreira

Mestre

24/04/2021

3

Direito Processual Previdenciário

36h

Saul Barros

Mestre

29/05/2021

4

Contrato de Trabalho

36h

Julian Nogueira

Mestre

26/06/2021

5

Benefícios previdenciários: reverberações no Contrato de Trabalho

36h

Thiago Cananea

Mestre

24/07/2021

6

Direito Coletivo do Trabalho

36h

Heitor Dantas

Mestre

28/08/2021

7

Métodos adequados de solução de conflitos

36h

Fabíola Monteiro

Especialista

25/09/2021

8

Empreendedorismo e comportamento organizacional

36h

Arthur Souto

Mestre

30/10/2021

9

Metodologia Científica

36h

Leonellea Pereira

Mestre

27/11/2021

10

Metodologia do Ensino Superior

36h

Jean Patrício

Mestre

18/12/2021