Notícia

PREVENÇÃO EM DUAS CORES: OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

13/11/2019
noticia_201911130932.png
Compartilhe

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI, desde 2014, tem desenvolvido ações como eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzido materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce dos cânceres, ampliando o acesso da comunidade à informação e aos serviços de saúde e fortalecendo a formação acadêmica dos graduandos que constituem-se como multiplicadores das informações.

Na edição deste ano estão sendo desenvolvidas diversas atividades entre os meses de outubro e novembro, a exemplo das discussões em sala de aula, produção acadêmica, salas de espera nas unidades básicas de saúde, qualificação das equipes de saúde da Estratégia Saúde da Família do município de Irecê para atuação desses profissionais no rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres, intervenções de promoção à saúde e prevenção de doenças nas comunidades, palestras em igrejas e escolas, vídeos divulgados nas redes sociais, entrevistas nas rádios locais, feira de saúde na praça, com atendimentos especializados realizados para o público da microregião de Irecê e, mesa redonda multiprofissional abordando as temáticas em destaque.

A 4ª Feira de Saúde, realizada na Praça da Prefeitura, em 31/10, com 550 procedimentos realizados entre teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas com cálculo do índice de massa corpórea,  250 testes rápidos para rastreamento de hepatite b, c, HIV e sífiles, além de cerca de 250 consultas com médico, psicólogo e nutricionista. Os patrocinadores do evento disponibilizaram ao público atendido os seguintes procedimentos: 40 mamografias (sendo 10 pela Imagem Diagnóstico e 30 pela Clínica Mãe), 5 consultas ginecológicas com exames preventivos e 2 USG de Abdome Total (Centro Médico Minaura Machado Moreira), 10 consultas com médicos urologistas (Dr. Rafael Oliveira Gomes e Dr. Luis Henrique Leal Silva) e 50 exames PSA (Lab +). Totalizando 1.162 procedimentos e exames.

Vale salientar que, as ações promovidas e as previstas, confirmam o engajamento da FAI em promover a Responsabilidade Social junto à comunidade.