Sobre o curso:
Grau conferido: Bacharel em Psicologia
Criação: 2015
Modalidade: presencial
Vagas: 150 (anuais)
Duração: 5 anos
Período: matutino e noturno
Coordenador: Prof. Me. Ademar Rocha da Silva
Regime: seriado semestral
Base legal: autorizado pela Portaria MEC 01 de 07 de janeiro de 2016 Publicada no DOU em 20 de abril de 2016.
Perfil do egresso
O perfil do egresso desenvolvido pelo curso de Psicologia da FAI tem como proposta oferecer ao discente uma formação generalista que contempla os principais enfoques teórico- metodológicos da Psicologia contemporânea.
Assim, o curso de Bacharelado em Psicologia da FAI busca formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e realidade social, como aspectos importantes na construção do conhecimento e na atuação profissional.
Atuação profissional
O Curso de Psicologia da FAI se propõe a formar profissionais que estarão aptos a atuarem em diversos contextos da prática profissional, voltado para o compromisso de atividades condizentes com as demandas sociais da atualidade, articulando os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde.
Estrutura
O curso de bacharelado funciona no turno matutino e noturno, oferecendo 150 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, com duração mínima de 10 semestres e máxima de 14 semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação entre teoria e prática. A carga horária total do curso é de 4.020 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, estágios básicos e profissionalizantes na área de saúde, educacional e social. São realizadas atividades complementares que oferecem ao aluno a possibilidade de enriquecer a sua formação com atividades extracurriculares.
Diferencial
O curso de Psicologia proporciona ao aluno o contato com áreas da psicologia que estão em desenvolvimento no país, como a Psicologia jurídica e a Psicologia do Esporte, possibilitando ao aluno um leque de atuação profissional diferenciado, também proporciona aos alunos visitas técnicas, estimula a capacidade critica e de raciocínio na busca de conhecimentos para resolução de problemas. Também buscam-se ações integradas de ensino/pesquisa/extensão relacionadas a responsabilidade social, incentivo a produção acadêmica como publicações de artigos durante o curso, que vão contribuir para o diferencial do profissional.