Alunos de Engenharia Civil da FAI discutem Projeto Baixio de Irecê

Nesta segunda-feira, 19, alunos do curso de Engenharia Civil da FAI participaram de uma palestra sobre o Projeto Baixio de Irecê. Ministrada pelo engenheiro civil especialista em segurança do trabalho da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Marcos Lisboa, a palestra integrou as atividades da disciplina “introdução à engenharia”e buscou discutir aspectos do projeto que, com um investimento total de mais R$ 4 bilhões, busca construir uma grande infraestrutura de irrigação a partir do uso das águas do Rio São Francisco na região.

A partir de uma exposição detalhada, os alunos conheceram melhoro projeto que visa movimenta  a agricultura e e agroindústria na região, impactando em diversos aspectos sociais e geográficos municípios importantes do Território, como Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, na bacia do rio Verde. O Projeto prevê investimentos maciços em construções de infraestruturas para o perímetro irrigado,  inclusive com a previsão de construção de um aeroporto na área, por onde será escoada parte da produção.

De acordo com a professora da FAI e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Patrícia Freitas a palestra discutiu o Projeto Baixio de Irecê e como os engenheiros civis tem (e terão) papel fundamental na concepção e execução das ações do projeto e suas áreas de influência. Em outras palavras, os alunos discutiram como seu futuro trabalho como profissionais da área pode, numa projeto de grande envergadura, ser fundamental para a economia das cidades diretamente envolvidas e, consequentemente, para todo o Território de Irecê.

Outro ponto importante é que, com a palestra, os alunos puderam discutir de maneira mais aberta a inserção de técnicas de engenharia dentro de projetos de larga escala e as eventuais dificuldades de investimento para colocar em prática o que está planejado.

Formação diversificada e completa – A palestra sobre o Projeto de Irrigação Baixio de Irecê compõe as atividades formativas do curso de Engenharia Civil da FAI que, semanalmente, recebe um engenheiro para apresentar e debater aspectos importantes sobre as áreas de atuação e desafios da profissão na região, na Bahia e no Brasil.

 Dessa forma, de forma pioneira no Território de Irecê, a FAI  oferece um curso tecnicamente qualificada e contextualizado,  que tem por objetivo central formar de maneira diversificada engenheiros (as) civis capazes de atuar em projetos, edificações, fiscalização  de obras, perícia, planejamento e manutenção nas diversas etapas de uma construção.

Além disso, a graduação procura formar engenheiros civis com visão empresarial e gerencial, que atuem como lideranças na gestão dessas obras, com vivência prática consistente na execução dos processos de construção e suas tecnologias.