Clínica Escola de Psicologia

Clínica-Escola de Psicologia

O que é o espaço?

O serviço da Clínica-Escola de Psicologia (CEP) da Faculdade Irecê (FAI) atende pessoas de Irecê e região, em diferentes etapas do desenvolvimento, ou seja, da infância à terceira idade, valorizando a saúde psíquica e emocional de cada indivíduo. A clínica foi criada em 03 de fevereiro de 2020, atendendo a determinação contida no art.16, da lei nº 4.119 de 27/08/62, do Conselho Federal de Educação, para possibilitar a formação profissional dos alunos do Curso de Bacharelado em Psicologia que, neste espaço, iniciam sua prática clínica.

Desta forma, a CEP prima em desenvolver a prática profissional dos estudantes de psicologia através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, competências orientadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como a responsabilidade social que a FAI tem junto ao território de Irecê-Ba. Além disso, a clínica dispõe de professoras/supervisoras que possuem um vasto conhecimento da psicologia clínica e que já estão consolidadas há anos no mercado.

Qual a sua finalidade?

A CEP tem a finalidade de propiciar aos estudantes do curso de Psicologia da FAI a prática clínica de sua profissão, possibilitando que o discente tenha o contato direto com sua futura atuação profissional. Além disso, visa promover ações, experiências e procedimentos que possibilitam a progressão a nível prático, colaborando para o desenvolvimento e formação do aluno. Em paralelo, ofertar o acesso gratuito à população de baixa renda aos serviços ofertados.

Desse modo, a Clínica-Escola é fundamental para que os alunos do curso de Psicologia tenham, na prática, as experiências da profissão. Nesse ambiente, com a supervisão de professores capacitados e experientes, os estudantes atendem a comunidade e aprendem a utilizar os conceitos teóricos no cotidiano da profissão.

Quais os serviços ofertados?

No curso dos atendimentos à população, os alunos através do desenvolvimento prático dos acompanhamentos clínicos, aprendem a utilizar os conceitos teóricos na experiência prática do estágio. Podendo também, desenvolver intervenções que contemplem metas através dos públicos atendidos, tais como, foco nas ênfases do currículo de processos clínicos, além de subsidiar a investigação científica, gestão em saúde, prevenção e promoção em saúde, dentre outros.

Nesse sentido, a Clínica-Escola prima oferecer condições adequadas para que os acadêmicos realizem estágios clínicos em disciplinas curriculares, com prática de acolhimento individualizado, atendimento individual com crianças, adultos e idosos; atendimento em grupo com crianças; psicoterapia em grupo para adultos; plantão psicológico e acolhimento específicos (casos urgentes).Clínica Escola de Psicologia.