A IV Jornada Jurídica da FAI é encerrada com a “noite do livro”
Nos dias 27 a 30 de novembro, o curso de Direito da FAI realizou a IV Jornada Jurídica. Tradicionalmente, o evento conta com convidados externos e docentes que compartilham temáticas atuais e instigantes no campo do Direito.
A edição deste ano contou com as palestras de Ademir Ismerim (advogado eleitoralista), Alex Machado (procurador do município de Irecê), Gustavo Pereira (promotor de justiça), Felipe Ferreira (defensor público), Antônio Leal (promotor de justiça), além dos professores da casa Vinicius Salum, Ana Lídia, Carolina Guimarães, Julliane Bertoldo e Ives Franca.
Para Isa Cardoso, aluna do 4º semestre, a Jornada Jurídica é “um evento de grande importância na formação de nós estudantes de Direito, em seu aspecto acadêmico e também humano”. Além disso, “temos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, estabelecer contatos com profissionais renomados na área jurídica, nos atualizar sobre temas relevantes do direito, e ter diferentes perspectivas sobre estes temas”, conclui a discente.
“A IV Jornada Jurídica da FAI, foi um evento de grande impacto para os alunos, agregado de muitos conhecimentos específicos que influenciaram e proporcionaram a ambição pela busca em aprofundá-los”, afirma Láisa Daniela, discente do 6º semestre.
No último dia do evento, os alunos puderam ouvir autores de obras jurídicas, históricas e de poesia na “noite do livro”. O momento lúdico da IV Jornada Jurídica contou com a participação de Estácio Dourado (ex procurador do estado da Bahia e membro da Academia de Letras de Irecê), Hoel Ferreira (juiz aposentado), João Pablo Trabuco (advogado, poeta e professor universitário), Edimario Machado (advogado) e Hebert Durães (coordenador do curso de Direito e membro da Academia de Letras de Irecê).
Além das obras dos autores que participaram do evento, o espaço contou com uma campanha de doação, troca e venda de livros jurídicos e outros gêneros. Ao todo, foram distribuídos gratuitamente cerca de 250 livros entre os alunos do curso.
“A noite do livro foi enriquecedora, proporcionando diálogos inspiradores com renomados autores presentes no evento e a generosidade das doações acrescentou um toque especial, fomentando o interesse dos estudantes pela leitura e beleza dos livros”, registra Aline Barreto, discente do 8º semestre.
Em clima de despedida, Tais Dourado, aluna do 10º semestre, registra o sentimento de que “esse ano a jornada jurídica se tornou ainda mais especial, última jornada jurídica como acadêmica de direito da primeira turma da FAI”.
Na mesma tônica, Maiane Ribeiro, graduanda do 10º semestre (já aprovada no Exame da OAB) diz que “foi um evento lindo, repleto de muito conhecimento e aprendizado”. Para a referida discente, “esta é, sem dúvida, uma das principais características do curso de Direito da FAI, que proporciona aos seus alunos, eventos e palestras com figuras renomadas da área jurídica, incentivando a troca de experiências, o desenvolvimento de ideias e a construção do conhecimento”.
A Jornada Jurídica é um evento letivo do curso de Direito da FAI que acontece periodicamente, no segundo semestre de cada ano, e conta com o planejamento do Núcleo Docente Estruturante – NDE, e com a coordenação Executiva do professor Hebert Durães e da professora Leonellea Pereira, além de uma comissão comporta por alunos (as). Nessa edição, fizeram parte da comissão: Ariane Fernandes, Aline Cavalcante, Aline Barreto, Alaine Cavalcante, Isa Cardoso, Láisa Daniela, Lara Pires, Maiane Riveiro, Ylma Alves, Rian Alves e Tais Dourado.
Hebert Vieira Durães