Ações de campo: teoria e prática no Curso de Enfermagem da FAI

Na última quinta-feira, 01 de junho, professores do curso de Enfermagem da Faculdade Irecê (FAI), junto a alunos do sexto e sétimo semestre do curso, realizaram uma série de atividades de campo na cidade de Irecê. A primeira delas ocorreu no Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, onde, supervisionados pelos professores Sérgio Roberto Molfi, Luana Dourado e Lívia Leite, um grupo de alunos vivenciou na prática a aplicação de conhecimentos teóricos  das disciplinas de Enfermagem em clínica médica, Atenção à saúde da Criança e do adolescente e Atenção à Saúde da Mulher.

De acordo com a Coordenação do Curso, a atividade teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma vivência com a prática da enfermagem in lócus, estimulando, assim, a eclosão de uma reflexão mais amadurecida não somente sobre os conceitos da prática da enfermagem, mas sobre os aspectos sociais e técnicos da formação de enfermeiros.  

Em outras palavras, a atividade evidenciou a necessidade de se pensar uma graduação em que a relação entre teoria e prática possa resultar num processo formativo mais amplo, onde a educação se pense como uma estratégia contextualizada e a formação do profissional passe por uma imersão na realidade social.  

De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAI, Nádja Cavalcante, ações como essa são fundamentais para o processo formativo dos estudantes. “Na Semana passada estivemos também na Unidade de Saúde da Família, do bairro Vivendas, em Irecê. Lá, o Professor Cleuton Cavalcante, com alunos do sexto semestre do curso, trabalhou conteúdo da disciplina Enfermagem em Saúde coletiva, desenvolvendo ações no âmbito da promoção da saúde, prevenção das doenças e ações assistenciais no que concerne a atuação do enfermeiro na rede básica de saúde” afirmou a Coordenadora.

Formação completa

As práticas de campo fazem parte do currículo proposto para a formação do enfermeiro da FAI. Elas consolidam a articulação entre teoria e prática para o desenvolvimento das competências necessárias para alcançar o perfil profissional almejado pelo Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem.

Dessa forma, o processo formativo de enfermeiras e enfermeiros, mais do que um apanhado de conhecimentos teóricos, prima por um amadurecimento reflexivo por meio da prática e da vivência com a realidade e os desafios da profissão. Mais do que um modelo de formação conceitual, a curso de enfermagem da FAI, pela natureza de sua própria ação, requer constante processo interventivo no âmbito individual e coletivo – uma intervenção capaz de aproximar teoria e prática de um âmbito formativo mais completo…