Conhecimento: livro pioneiro sobre desenvolvimento territorial é lançado na FAI

Uma obra com olhares diversificados e aprofundados sobre o Território de Irecê e seu desenvolvimento. Esse é o livro “ “Território de Irecê: limitações e perspectivas de Desenvolvimento com Sustentabilidade”, lançado na noite desta terça-feira, 12, no auditório da FAI, em Irecê. Reunindo dezenas de artigos de estudantes e pesquisadores o livro é resultado de árduo trabalho de pesquisa conduzido através de uma parceria da  Faculdade Irecê; da Organização Social Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA) e do Colegiado Territorial de Irecê que, através de um curso de especialização “Lato sensu” de 360 horas em Territorialidade no viés do Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária.

Mais do que um compêndio de saberes formais e técnicos o livro, ao longo dos seus artigos, se esforça em levantar um pensamento crítico acerca de formas alternativas de se avançar rumo ao desenvolvimento com sustentabilidade no Território de Irecê – trazendo reflexões em diferentes áreas para embasar uma análise mais crítica sobre o trabalho de técnicos, militantes e pesquisadores diante dos empreendimentos rurais e urbanos no território.

Dessa forma, a obra, agora disponível à população, aborda de maneira original e bastante fundamentada, características cruciais para o desenvolvimento territorial, passando por diversas  concepções teóricas e dialogando de maneira contextualizada e engajada com os saberes e fazeres populares – traços fundamentais para a construção das identidades do nosso povo e da forma com que cada atua sobre o desenvolvimento de seu lugar.

“Tivemos ao final do curso doze artigos científicos sobre as mais diversas formas da interpretação do desenvolvimento territorial, fundamentados nos conhecimentos humanísticos e tecnológicos das práticas aplicadas junto aos empreendimentos do Território de Irecê”, explica o professor Medson Janer, um dos organizadores do livro e Coordenador do Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial da FAI.

Segundo o Diretor da FAI, Marcos Carvalho, o lançamento de um livro tão relevante sobre o Território de Irecê além de muito simbólico e satisfatório para a Instituição, faz com que pensemos o quanto o Território de Irecê, por meio dos seus sujeitos, pode produzir em termos de conhecimento, tecnologia e inovação. “Esse é um livro verdadeiro; um livro da terra. E Isso é bastante especial e provocador para que pensemos o quanto a gente tem de potencial por aqui”, afirmou o professor.

 Para o Presidente da COMVIDA, Valnei Silva, além de uma grande qualidade acadêmica e editorial, o livro é pioneiro não só na Bahia como em todo o Brasil. De acordo com o professor essa é a primeira obra que, oriunda de um curso de pós-graduação sobre territorialidade, se dedica a discutir de maneira detida e diversificada o desenvolvimento dos territórios. “Esse livro é o resultado de três anos de trabalho com o curso de pós-graduação, através dos artigos dos seus alunos e é o primeiro livro sobre territórios do Brasil”, afirmou Silva.

Dessa forma, num trabalho que agrega o esforço de diversos atores; que conta com a parceria e o empenho de pesquisadores, estudantes e militantes; e que, acima de tudo, busca ser fonte para um conhecimento aberto e contextualizado, essa obra se lança ao desafio de construir uma discussão sobre o desenvolvimento territorial que leve em consideração  a multiplicidade de aspectos técnicos, políticos e sociais inseridos em nosso contexto.

Como afirma o Professor Medson Janer, esse livro é um marco porque é resultado de um “complexo processo multidimensional e multi-setorial”, onde a diversidade tem lugar de entrada para a construção de um saber cada vez mais imbuído em seu papel interventivo e transformador.

 

Maiores informações sobre o livro:

  • (74)3641-800
  • (74) 99904-3106 (Whatsapp)