Conhecimento para prevenção: Outubro Rosa da FAI promoverá espaço aberto para debates e intervenções em prol da saúde da

Internacionalmente conhecido, o Outubro Rosa é um movimento popular que mobiliza milhões de pessoas e milhares de organizações em todo o mundo.  Tendo como marca o laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, a campanha busca estimular a participação da população, empresas e entidades a fomentar e participar de ações mais consistentes de promoção da saúde das mulheres e, especialmente, de prevenção do câncer de mama.

Pensando nisso, no ensejo do alcance mundial do Outubro Rosa, a Faculdade Irecê (FAI), por meio da Coordenação do Curso de Enfermagem e do seu Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, promoverá, em parceria com a Prefeitura de Irecê, nos dias  20 e 24 de outubro, o Outubro Rosa: “Um toque de prevenção é essencial”. O evento, que envolverá alunos e professores dos cursos de enfermagem, psicologia, farmácia da FAI, além de profissionais da área de saúde, terá como objetivos principais a promoção de um rastreamento do câncer de mama e do colo do útero na cidade e região e a construção de um debate mais maduro junto à população local, através de atividades educativas diversas sobre o diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Além disso, o evento procurará realizar um rastreamento inicial das chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), despertando na sociedade acadêmica e na comunidade local a relevância de se aprofundar, através de uma reflexão e contextualizada a partir de ações concretas de Intervenção, em estudos e ações acerca de outras doenças capazes de comprometem a saúde e qualidade de vida das mulheres. 

Dessa forma, a atividade, que será realizada na Praça da Prefeitura durante todo o dia 20 de outubro, em Irecê (cidade-pólo da região), disponibilizará à população diversos stands onde a equipe da FAI realizará diferentes intervenções para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, VDRL e hepatites (B e C), que serão realizados pelo Professor da FAI, José Eduardo Teles de Andrade. Outro serviço disponibilizado é o acompanhamento psicológico e aconselhamento das pacientes diante dos diagnósticos. 

Além dos stands de atendimento ao público, o Outubro Rosa da FAI promoverá, no dia 24 de outubro, no auditório da Faculdade, a partir das 19h, uma mesa redonda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Irecê, professores da FAI e profissionais da área de saúde, para tratar de maneria mais reflexiva e aprofundada sobre os impactos do câncer de mama da vidas das mulheres e, consequentemente,  na sociedade como um todo. 

De acordo com a Coordenação do Curso de Enfermagem da FAI, o Evento será mais uma oportunidade para que alunos e professores da Instituição exercitem a responsabilidade social da Enfermagem, proporcionando à população, de maneira voluntária e inteiramente gratuita, acesso a testes para as doenças e, acima de tudo, informações para uma correta prevenção.