Curso de Farmácia da FAI promove palestra sobre pirataria de medicamentos

O Curso de Farmácia da Faculdade Irecê (FAI) promoveu nesta sexta-feira (29) um debate sobre pirataria de medicamentos e a atuação da vigilância sanitária no combate à fabricação e venda de produtos contaminados e fabricados de maneira irregular. Ministrado pelo Delegado Federal e membro do conselho nacional de combate à pirataria do Ministério da Justiça, Adilson Bezerra, a palestra abordou a pirataria e tráfico de medicamentos falsificados e as implicações legais para os farmacêuticos.

De acordo com a Coordenação do Curso de Farmácia da FAI, o treinamento é de suma importância para a formação dos alunos e professores, uma vez que aborda o problema da falsificação de medicamentos – que aumenta a cada dia no Brasil e no mundo – de maneira mais aprofundada e crítica, estimulando a responsabilidade dos profissionais de farmácia no combate aos medicamentos irregulares no país.

Além de uma rica discussão conceitual, a palestra mostrou de maneira mais pormenorizada a atuação da ANVISA, por meio do Departamento de Polícia Federal (DPF), na fiscalização e repressão da fabricação e venda clandestina de medicamentos que gerem risco á população e que estão associados a um processo criminoso dentro e fora dos estabelecimentos farmacêuticos.

A palestra abordou ainda diversas outras medidas para de minimização de riscos e combate aos medicamentos piratas, integrando alunos e professores num debate animado e com muita informação que, sem dúvida, trouxe informações cruciais para uma atividade farmacêutica mais responsável e consciente.