Curso de Geografia da FAI é aprovado com conceito 4 (muito bom) por comissão do MEC
Entre os dias 21 e 24 de maio, a Direção e a Coordenação Pedagógica da Faculdade Irecê (FAI) receberam mais uma comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC). Composta pelos professores Augusto César, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Silvia Ortigoza, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a comissão avaliou o projeto pedagógico (e demais requisitos) para implantação do curso de Licenciatura em Geografia na Faculdade.
De acordo com informações da Direção da FAI, foram três dias de muito trabalho, durante os quais a comissão esteve debruçada sobre os principais quesitos para a aprovação do curso, como: corpo docente, estrutura física e acervo bibliográfico. De acordo com o professor Marcos Carvalho, Diretor da FAI, apesar de mobilizar muito esforços institucionais, o trabalho da comissão se deu de maneira muito tranquila e objetiva, “Durante esses três dias de trabalho, a comissão avaliou de maneira bastante positiva a nossa estrutura e corpo docente, atribuindo a nota quatro (que é o conceito “muito bom”) ao nosso curso”, afirmou o Professor Marcos Carvalho, Diretor da FAI.
Expansão a todo vapor
Ainda de acordo com a Direção, a aprovação de mais um curso de graduação na FAI, com aulas totalmente presenciais, é mais uma etapa importante do Plano de Expansão da Faculdade. Porém, todo esse sucesso é resultado não somente do trabalho da equipe vinculada ao curso de Geografia ou, mesmo, à Direção em específico. Mas, sim, representa o saldo de um esforço coletivo contínuo, onde professores, alunos e colaboradores se unem continuamente em prol do fortalecimento da Instituição.
Em outras palavras, o crescimento da FAI demonstra o empenho de todos em contribuir para que, não somente a faculdade cresça em estrutura e oferta de vagas, mas que também a região de Irecê possa ter acesso a mais um espaço de construção crítica do conhecimento e, acima de tudo, de intervenção positiva na sociedade.
Dessa forma, além de preparar os futuros professores de Geografia, o novo curso desempenhará uma função social maior, onde o conhecimento geográfico, humanizado pela fluidez e vida dos seus diversos aspectos curriculares, desempenhe papel importante no planejamento e na produção do espaço e da cultura em nossa região.
Centro Universitário
Com a aprovação do Curso de Geagrafia a FAI avança para se torna o primeiro Centro Universitário da Região de Irecê e a maior Instituição de ensino superior de toda a região. A previsão é que já no início de 2018 sejam ofertados dez cursos graduação presenciais: Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Curso Superior de Tecnologia [CST] em Irrigação e Drenagem, Medicina Veterinária, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia.
Após a aprovação por parte da Comissão do MEC, a expectativa é que o curso de Geografia entre em funcionamento já no primeiro semestre de 2018. “A nossa ideia é que no vestibular que ocorrerá no final desse ano de 2017, possamos disponibilizar as primeiras vagas”, concluiu o professor Marcos Carvalho.