Em parceira com o Sebrae, FAI ofertará disciplina e atividades formativas em empreendedorismo
Mesmo em tempos de internet e da cultura e informação digital, o empreendedorismo, enquanto prática consolidada e continuada, permanece como um desafio para a Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Quando analisamos o caso da Bahia, pouquíssimas são as IES que têm um processo de estímulo e alavancagem do empreendedorismo como uma das premissas para que o estudante seja contemplado com uma formação mais completa para o mercado de trabalho.
Pensando nisso, e levando em conta a celeridade com que esse novo mundo do trabalho evolui, a FAI tem se esforçado em formar profissionais com maior capacidade de iniciativa e inovação. Como resultado desse esforço permanente, a Instituição foi aprovada recentemente no Programa de Formação Empreendedora do SEBRAE e agora integra o rol de IES empreendedoras no Estado da Bahia.
Com um projeto visando proporcionar aos alunos uma educação atenta ás muitas exigências inerentes ao contexto econômico e social que nos cerca, a FAI se credencia a trabalhar de maneira sistemática e efetiva demandas importantes e inerentes à inserção dos seus alunos no mercado. Mais do que isso, a Faculdade fortalece o processo de uma formação geradora de autonomia no aprendizado para a implementação de soluções criativas diante das diversas oportunidades de crescimento profissional.
De acordo com a Direção da FAI, com a aprovação a FAI promoverá programas importantes em parceria com o SEBRAE, como o Desafio Universitário, Bootcamp e a implantação do componente curricular Empreendedorismo como disciplina optativa nos cursos de graduação da faculdade.
Programa Nacional de Educação Empreendedora
Com a aprovação do seu projeto de educação empreendedora, a FAI desenvolverá ações no âmbito do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), lançado pelo SEBRAE em 2013, com o intuito de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino no país.
A ideia do Programa é que, por meio da oferta de conteúdos específicos e outras atividades formativas, o empreendedorismo e a inovação se fortaleçam nos currículos escolares e universitários, estimulando a criação e a manutenção de uma cultura empreendedora nos três níveis de ensino.
Ao fazer parte das IES que implementam ações do PNEE, a FAI se alinha às estratégias e ações de educação empreendedora do SEBRAE, contribuindo, no território de Irecê, para a construção de uma proposta metodológica e formativa mais ampla, onde conteúdos que incentivam o protagonismo do aluno no seu aprendizado se tornam o ponto-chave de novas iniciativas empreendedoras.