FAI conclui curso de pós-graduação em Farmacologia Clínica

No último dia 26 de maio, a Faculdade Irecê (FAI) encerrou, com a apresentação dos trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos, seu curso de especialização em Farmacologia Clínica. Pensado para lidar com o surgimento de novas demandas e com a terapêutica (cada vez mais complexa) do desenvolvimento de novos fármacos, o curso foi tido como uma conquista importante por professores e diretores, que conseguiram, além de formar novos especialistas na área, desenvolver nos estudantes novas habilidades de pesquisa e intervenção na área.

De acordo com a direção da FAI, a especialização em farmacologia clínica é também muito importante para a região de Irecê, uma vez que promoveu a capacitação de profissionais para trabalhar de maneira mais madura em favor da melhoria das condições de saúde e qualidade de vida das pessoas. Tudo isso a partir de um aprofundamento teórico e prático.

Com duração de 16 meses, o curso promoveu uma série de debates e ações formativas, que perpassaram os diferentes componentes curriculares da farmacologia clínica, promovendo um processo de fortalecimento e formação interdisciplinar, focada na produção de novos conhecimentos na área.

Com os Trabalhos de Conclusão de Curso, e demais produções acadêmicas ao longo do curso, professores e alunos conseguiram estimular uma produção científica sobre temáticas diversas, como o consumo de antinflamatórios; a farmacolovigilância no ambiente hospitalar e o uso racional de medicamentos.

Essa produção se torna ainda mais importante porque se trata do primeiro conjunto de trabalhos nessa área de conhecimento (em nível de pós-graduação) produzidos por uma Instituição de Ensino Superior sediada na região – fator que, sem dúvida, coloca em movimento um processo mais maduro de desenvolvimento de novas investigações e trabalhos de campo no Território de Irecê.

Dessa forma, para além do curso de graduação em Farmácia, com a sua primeira turma de especialistas em Farmacologia Clínica, a FAI demonstra seu empenho em buscar incessantemente a construção de uma formação completa e consciente da relação frutífera que advém da intersecção entre teoria e prática.