FAI realiza ações da campanha do Novembro Azul

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que mata milhares de homens no Brasil e no Mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, somente em 2016, cerca de 61 mil novos casos de câncer de próstata ocorreram no Brasil, gerando mais de 13 mil mortes. Se ampliarmos o olhar e partirmos para um nível global,  constatamos que o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no planeta.

De acordo com o Globocan 2012, 1,1 milhão de novos casos de câncer de próstata e mais de 300 mil mortes são registradas por ano no mundo. Dessa forma, mais do que nunca, se faz importante que a sociedade conheça os fatores de risco e as formas de prevenção da doença.  Pensando nisso, a FAI lançou sua campanha do “ Novembro Azul” com o tema: “prevenção é papo de homem”.

A ideia é que, com uma série de intervenções e manifestações, a comunidade acadêmica ajude a conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivando de maneira mais incisiva  a prevenção e a realização de testes e exames. De acordo com a Coordenação do curso de Enfermagem da FAI, o evento busca levar à população informações qualificadas e ações de saúde capazes de superar preconceitos e colocar mais e mais pessoas em favor da vida e em defesa da saúde masculina.

Com stands de atendimento gratuito em praça pública, mesa redonda com pesquisadores e profissionais da área e uma caminhada pelas ruas da cidade, o Evento do Novembro Azul da FAI concretiza, através de uma programação diversificada, o empenho da Instituição em levar o conhecimento acadêmico para a sociedade, através de ações que promovam melhores condições de vida às pessoas.

Importância do Novembro Azul – Estudos comprovam que o diagnóstico do câncer de próstata em fase inicial dá uma chance de cura de 90% aos pacientes. Dessa forma, o diagnóstico precoce, aliado a tratamentos individualizados reduz de maneira bastante eficaz as sequelas e impactos da doença. O Novembro Azul é um movimento mundial, que ganha especial importância por chamar a atenção da população para a importância de rastrear, diagnosticar e tratar o câncer de próstata.

Inspirada num movimento surgido na Austrália no ano de 2003, intitulado “Movember”, a campanha mundial do Novembro Azul se coloca em meio às ações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de próstata para ampliar a discussão e chamar a atenção para a saúde do homem como um todo…