Mec anuncia mudanças no FIES
Na sexta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para reformular o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e garantir a sustentabilidade do programa. Entre as novidades, foi determinado que as instituições de ensino superior passarão a ser as responsáveis pela remuneração dos bancos na concessão dos empréstimos do programa.
A Medida Provisória 741, que entrou em vigor na última sexta-feira, determina que a remuneração ficará a cargo das universidades e corresponderá à remuneração mensal de 2 por cento sobre o valor dos encargos educacionais liberados. Os valores serão repassados diretamente aos agentes financeiros. Até o momento, os bancos eram remunerados pelo Tesouro Nacional, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional do MEC.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, que concedeu uma entrevista coletiva sobre o assunto, a mudança representará uma economia imediata de aproximadamente R$ 200 milhões aos cofres públicos e de R$ 400 milhões anuais, considerando os atuais contratos. Segundo o ministro, o montante economizado será investido no programa e na educação básica.
Mais vagas no Fies
Com o novo modelo, batizado de Fies Turbo, o MEC espera garantir a continuação sustentável do programa e ampliar o número de vagas ofertadas. A expectativa é que o novo formato já passe a valer a partir do ano que vem.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2016/07/18/1141932/mec-anuncia-mudancas-fies.html#