MEC autoriza curso de Ciências Biológicas da FAI

O Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28 de agosto, a portaria nº 940 que, dentre outras medidas, autoriza o funcionamento do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Irecê (FAI). Com a portaria, a Faculdade fica autorizada a oferecer 100 vagas anuais no novo curso que, somados às graduações em Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil,  Farmácia e Psicologia,  será o sexto curso 100% presencial da Instituição.

De acordo com a direção da FAI, a idéia é que o curso tenha seu vestibular organizado ainda no segundo semestre de 2017 e as aulas tenham inicio no ano que vem, junto com os demais cursos (Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem; Medicina Veterinária, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia) que foram aprovados por comissões do MEC na Faculdade. 

O plano é que em 2018 a FAI passe a ofertar 11 cursos de graduação totalmente presenciais, se credenciando a ser um Centro Universitário no Território de Irecê. Vale lembrar  que, recentemente, também foi protocolado o pedido de autorização para o funcionamento do curso de Direito junto ao Ministério da Educação.

A abertura de novos cursos é conseqüência do Plano Institucional de Expansão da Faculdade e demonstra o compromisso da Instituição em avançar e oferecer cursos de qualidade e reconhecidos em sua área de atuação.

Sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAI tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar na docência da Biologia na Educação Básica. Nesse intuito, o curso prevê uma formação completa, onde serão abordados o processo histórico de construção do conhecimento na área biológica e toda uma gama de conceitos, princípios e teorias que o perpassam.

Além disso, o curso visa construir uma formação crítica e engajada, onde os profissionais possam  compreender o papel e o significado das Ciências Biológicas para a sociedade e para a formação educativa de novas gerações. Em outras palavras, para além da necessária formação técnica, o curso atuará diante da formação de cidadãos para uma intervenção positiva na realidade.

Com uma carga horária de 3.280 horas, o novo curso da FAI será distribuído em oito semestres e contará com uma abordagem interdisciplinar e articulada a conteúdos distribuídos em atividades teóricas e práticas.  Um diferencial é que o curso contará com toda a estrutura da FAI – uma estrutura de ponta com laboratórios modernos e bem equipados e, claro, uma equipe docente altamente qualificada – composta por 100% de professores mestres e doutores.