MEC DEFINE PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O FIES
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o período de inscrições do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Este ano, alunos interessados em concorrer ao financiamento terão de 19 a 23 de fevereiro para se inscrever através da página oficial do programa na internet.
Principal linha de financiamento estudantil do país, o Fies oferece linhas de crédito de até 100% do valor da mensalidade para estudantes que desejam fazer o ensino superior em universidades privadas.Para se inscrever, os estudantes precisam ter participado do Enem a partir de 2010. Outro critério é a média a aritmética das notas, que precisa ser igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
Com mudanças nos seu regulamento, o Novo Fies está dividido em três categorias: a categoria 1 é destinada àqueles alunos que possuem renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos; a segunda e terceira categorias atinge alunos com até 5 (cinco) salários mínimos.
Na sua primeira modalidade, para os estudantes com menor renda, o Novo Fies oferece taxa zero de juros. A principal mudança, comparada com o Fies anterior, será o fim da carência de 18 meses para o início do pagamento. Agora, o estudante terá que começar a pagar assim que se formar.
Já para os estudantes com até 5 salários mínimos per capita, a taxa de juros será de a mesma praticada para empréstimos dos fundos regionais. Ou seja, quem se enquadrar nessa modalidade terá que arcar com juros na ordem de 2,5% a 3%. Essa modalidade será restrita ás regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De acordo com o governo, o objetivo dessa centralização é diminuir as desigualdades regionais.
No entanto, estudantes da mesma faixa de renda poderão se enquadrar na terceira modalide do Fies que, com as mesmas taxas de juros da segunda modalidade, e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será direcionada para estudantes de todo o país.
Conheça melhor o FIES
No total, o Novo Fies oferecerá 310 mil contratos para ingressantes do Ensino Superior em todo o país. A FAI será uma das milhares de Instituições de Ensino Superior aderentes ao Programa e a expectativa é que aumente o número de vagas pelo programa para os seus alunos. Então, não perca tempo, faça sua inscrição no programa o mais rápido possível e abra as portas para o seu futuro na Instiuição de Ensino Superior que mais cresce na Bahia.