MEC publica portarias de autorização dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil da FAI

O Ministério da Educação (MEC), por meio das portarias número 674 e 676, publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6 de julho, autorizou oficialmente o funcionamento dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil da Faculdade Irecê (FAI). A autorização ocorre após a aprovação dos projetos dos cursos por parte de comissões avaliadoras do mesmo Ministério e representa a última etapa para que a Faculdade inicie o processo de seleção e oferta dos cursosà população.

De acordo com a direção da FAI, com a autorização do MEC, a Faculdade que já se prepara para organizar mais um processo seletivo, poderá disponibilizar 100 vagas anuais em cada um dos cursos. Sendo que a previsão de funcionamento das primeiras turmas está colocada já para o mês de setembro deste ano.

De acordo com o professor Marcos Carvalho, Diretor da FAI, as portarias de autorização, mais do que um rito burocrático, representam um marco importante na história da FAI, pois demarcam um início oficial de uma série de novos cursos que inaugurarão uma nova fase na trajetória da Instituição e de toda a região. “Essa é mais uma conquista para o território de Irecê, que começa a vivenciar um novo cenário no Ensino Superior”, afirmou o professor

Expansão consolidada

As autorizações dos novos cursos são fruto do constante investimento da FAI em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Elas atestam ainda a maturidade e pertinência do Plano Institucional de Expansão da faculdade, uma vez que, além dos cursos autorizados de Agronomia e Engenharia Civil, mais cinco cursos se encontram avaliados e aprovados por comissões do MEC: o Curso Superior de Tecnologia(CST) em Irrigação e Drenagem; o curso de Medicina Veterinária, além das Licenciaturas em Matemática, Geografia e Ciências Biológicas. Recentemente a FAI protocolou pedido de autorização do curso de direito e em breve deverá receber visita de comissão de avaliadores do INEP/MEC, permitindo que diversas pessoas possam realizar o sonho de graduar-se nessa área.

O plano é que em 2018 a FAI passe a ofertar 11 cursos de graduação totalmente presenciais, se credenciando a ser um Centro Universitário no Território de Irecê. Para a professora Maria da Conceição Correia, Coordenadora Acadêmica da instituição, a expansão da Faculdade é fruto de um planejamento muito bem construído e baseado no compromisso de promover avanços acadêmicos e sociais ainda mais significativos na nossa região. "A política de expansão da FAI tem grande relevância social na promoção do acesso e equidade na educação superior para a comunidade do Território de Identidade de Irecê", concluiu a Coordenadora.