MEC RECONHECE QUALIDADE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAI
Entre os dias 26 e 27 de novembro de 2018, a FAI recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação. Composta pelas avaliadoras Pós-Doutoras em Enfermagem: Profa. Dra. Ana Lúcia Queiroz Bezerra e Profa. Dra. Clícia Valim Côrtes Gradim, a Comissão avaliou as condições de funcionamento do curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI.
Durante a visita, as avaliadoras verificaram a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura do Curso, atribuindo ao Bacharelado em Enfermagem da FAI o Conceito 4 (muito bom). Com esse resultado o Curso se destaca entre os cursos de alto nível do Estado da Bahia, rumo a excelência.
Nível de excelência:
Em diferentes quesitos, o curso de Enfermagem da FAI atingiu o conceito máximo (conceito 5) sendo considerado pelas avaliadoras um curso em nível de excelência nesses aspectos. Esse foi o caso do Programa de Estágio Supervisionado que, segundo o relatório final disponibilizado pelo MEC, foi implantado e institucionalizado com o mais alto nível acadêmico e pedagógico. "Durante avaliação in loco, realizou-se visita a uma unidade básica de saúde e uma instituição hospitalar. Nas duas instituições constatou-se a presença de alunos e docentes em atividade. Também foi percebida a inserção de docentes com os profissionais das instituições. Assim, o estágio curricular supervisionado está implantado e institucionalizado de maneira excelente", afirmam.
Outro ponto de destaque foi a Experiência profissional do corpo docente, a atuação da Coordenadora do curso e a infraestrutura das salas de aula, que também obtiveram avaliação máxima, por parte da comissão.
Uma vitória fruto de muito trabalho:
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAI, Nádja Shirley, todo o processo avaliativo é um desafio que a equipe do curso sempre encara com muito trabalho e dedicação, perseguindo o nível de excelência que os alunos da FAI merecem. "Foram dois dias intensos e de muito aprendizado. No discurso das avaliadoras ficou claro o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela FAI por meio do Curso de Enfermagem, nos dando a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou, com entusiasmo, a Coordenadora Nádja Shirley.
A Diretora Acadêmica da FAI, Maria de Conceição Araújo, ressaltou que o resultado da avaliação coloca a FAI entre as mais respeitadas Instituições de Ensino Superior da região de Irecê. “O resultado da avaliação de Reconhecimento do Curso de Enfermagem, mais uma vez credencia a FAI enquanto Instituição respeitada, que prima pelo desenvolvimento social e por uma educação superior, que visa a melhor qualificação profissional dos seus egressos.”
Para o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, a avaliação foi um marco para a Faculdade, pois foi o primeiro processo a visar o reconhecimento (e não a autorização) de um curso. "Foi uma avaliação diferente de todas as que já nos submetemos. Até hoje fomos avaliados por 14 comissões do MEC, porém nesta tivemos que demonstrar a qualidade de um curso que já é ofertado e que completa nesse semestre um ciclo de vida, com a formação da primeira turma que ingressou em 2014.1", afirmou.
O professor destacou ainda que a avaliação foi positiva e a aproximação ao nível de excelência comprova que o curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI em nada deve às graduações ofertadas em grandes centros urbanos. "O que temos obtido de Feedback da comunidade acadêmica e da comunidade regional nos dá segurança de que estamos no caminho certo e que o curso de Enfermagem tem impacto real na vida dos nossos alunos e da comunidade", finalizou.