Tecnologia: FAI é primeira instituição de ensino superior da Bahia a adquirir equipamento para aulas de anatomia em 3D.

No dias atuais a tecnologia se transformou num recurso de fundamental importância na construção de uma ação pedagógica diferenciada. Desde as primeiras máquinas da Revolução industrial, a tecnologia se coloca em nossas vidas como um caminho para agilizar e facilitar nossa relação com o mundo.

Hoje, mais do que nunca, captar e transmitir informação passa pelos recursos que a tecnologia, enquanto processo técnico e social, pode apresentar. Quando bem utilizados, os recursos tecnológicos são importantes esteios para as atividades dos professores, alunos no momento do intercâmbio de informações, a visualização de forma mais clara dos conteúdos e práticas e  da construção de um ensino mais interativo e colaborativo.

Anatomia em 3D

Pensando nisso, a Faculdade Irecê (FAI) fez aquisição de uma extraordinária ferramenta de apoio ao ensino de anatomia humana e animal: o MAXXPAD! Trata-se um grande tablet de 66 polegadas que permite a professores e alunos utilizar recursos de toque (touch) para uma interação poderosa com softwares educacionais, principalmente nas disciplinas  de Anatomia Humana e Neuroanatomia, previstas nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, e Anatomia Animal, prevista no curso de Medicina Veterinária. 

Outra novidade é a aquisição do software ORGANNICS que, junto com o uso do MAXXPAD, permitirá aos professores e alunos a possibilidade de abordar estudos de casos de pacientes, já que o software permite a importação de arquivos de imagem em 2D  com extensão .DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) e os converte em 3D.

Prática real

As primeiras experiências com o MAXXPAD na FAI comprovam que a tecnologia pode incrementar (e muito) as atividades formativas práticas dos cursos de graduação da faculdade. Em outras palavras, recursos tecnológicos ajudam a promover uma educação de maior qualidade, uma vez que proporcionam uma flexibilidade de tempo e espaço, trazendo as atividades práticas para qualquer lugar e momento.

Com o uso do MAXXPAD, por exemplo, professores e alunos poderão interagir num ambiente de aprendizagem mais colaborativo, onde ambos poderão encarar situações da realidade com o uso de um recurso digital. Tal modelo educativo torna mais possível a construção de conhecimentos mais completos acerca dos conteúdos e teorias abordadas em sala de aula.

Segundo o professor Marcos de Carvalho, diretor da FAI, a ferramenta possibilitará uma relação de ensino-aprendizagem mais ampla e completa, pois permitirá que clínicas enviem arquivos de imagem de casos reais para que sejam apresentadas aos discentes. “Será possível, por exemplo, no Hospital Veterinário, que dará suporte ao curso de Medicina Veterinária da FAI, analisar exames de imagem de um animal para estudo de caso, tudo isso em 3D, permitindo que partes dos órgãos/estruturas sejam seccionados, rotacionados, dimensionados, etc. Será uma ferramenta de aprendizagem importante para a formação dos alunos da FAI”, concluiu o professor.