ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA FAI REALIZAM AÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO VALE DO CAPÃO

Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a relação da saúde com a educação para a prática de profissionais da área, a Capacitação Pedagógica do curso de Enfermagem da FAI é um componente curricular que estimula a construção de processos de aprendizagens teóricas e práticas para orientar o futuro enfermeiro à compreender os contextos e situações nas quais a educação está presente e implicada com a saúde.

Baseados nesse objetivo, estudantes do 5º semestre do Curso de Enfermagem da FAI realizaram uma “Ação Saúde e Educação” na comunidade Caeté Açu, no Vale do Capão (Município de Palmeiras – BA). Durante a ação os estudantes puderam se inserir na comunidade e conhecer de perto espaços de educação formal, não formal e informal e entender como estes espaços formativos podem ser prolíficos em suas ações enquanto profissionais da área da saúde.

Esse foi o caso da Escola Comunitária Brilho de Cristal que, visitada pelos discentes, foi “alvo” de algumas atividades lúdico-pedagógicas para as crianças presentes. A intenção foi que, ao trabalhar temas da saúde, os acadêmicos interagissem com as crianças através de ações lúdicas, interventivas e também práticas, como a pesagem, medição da altura e atendimentos e orientações para a comunidade do entorno.

A turma também conheceu o trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da comunidade, que é referência em ações de medicina integrativa. Ou seja, como a inserção nesses espaços, os discentes estenderam o conhecimento adquirido em sala de aula e compreenderam um pouco melhor sua prática em saúde. Tudo isso a partir de uma correlação mais ampla, na qual os conceitos de educação e educação popular, além de abordagens e práticas pedagógicas, se tornaram importantes para uma ação em saúde mais crítica e contextualizada.