CURSO DE DIREITO COMEMORA INAUGURAÇÃO DO SALÃO DO JÚRI SIMULADO HERMENITO DOURADO

Curso de Direito comemora inauguração do Salão do Júri Simulado Hermenito Dourado

Foi inaugurado no dia 28/05/24 o Salão do Júri Simulado Hermenito Dourado, um espaço de prática jurídica para os estudantes do curso de Direito da Faculdade Irecê. Trata-se de um verdadeiro laboratório para uso de metodologias ativas para ensino-aprendizagem, onde o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oratória e argumentação jurídica serão muito exploradas por estudantes e docentes.

Hermenito Dourado nasceu em 1924, na Fazenda Achado em Irecê – BA. Graduou-se em Direito pela UFBA (1954), foi advogado, juiz, professor e político. Foi suplente de Deputado Estadual na Bahia (1957-1959), tendo assumido o cargo em vários períodos. Desembargador Federal do TRF da 1ª Região (1989-1994), tendo sido Presidente do Tribunal de 1993 a 1994. Além disso, foi Juiz do TRE-DF (1991-1993), Professor da UnB e UniCeub em Brasília. Autor do livro “Meus Votos Vencidos” (2001), de diversos trabalhos jurídicos e pareceres publicados em periódicos especializados e no Diário Oficial da União. Faleceu em 2004, deixando um legado de respeito e integridade junto à família, amigos, colegas de profissão e a todos que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da sua brilhante trajetória.

Participaram da solenidade o prof. Marcos Batista de Carvalho (diretor administrativo da FAI), a diretora geral Maria da Conceição Araújo Correia, a diretor acadêmica Nadja Shirley Andrade Cavalcante, a coordenadora do curso de Direito, profª Leonellea Pereira, o promotor de justiça Antônio Leal, o comandante do 7º BPM Irecê TC PM Flailton Rosa, o defensor público Felipe Ferreira, representando a 11ª Regional da Defensoria Pública da Bahi, além da estudante Láisa Daniella, que representou o corpo discente da FAI e o prof. Pedro Sampaio, representando os docentes. Também estiveram presentes todos os representantes de turma e egressos do curso de Direito, o prof. Ancelmo Machado, a prof. Carolina Novaes, o coordenador do curso de Enfermagem, prof. Edilson Filho e a coordenadora do curso de Farmácia, prof. Elaine Alane. O cerimonial foi conduzido por Erik Machado, estudante do curso de Direito e diretor comercial da FAI.

A família de dr. Hermenito se fez presente de forma numerosa, com a participação de sua sobrinha Geni Dourado, acompanhada de seu esposo Mário Ferreira, dos filhos Shatala Barreto e filho Guerth Barreto Brito, bem como a neta Valentina Ferreira; os primos Fernando Dourado Lopes, Robério Marques Dourado e Adelio Dourado, sendo este último o biógrafo do homenageado, autor dos livros A família Dourado e O legado de um vencedor; o sobrinho Luiz Eduardo Dourado Lopes, com sua esposa Cristina e sua filha Maria Eduarda. Luiz Eduardo, que é advogado, representou a família na mesa de honra do evento, com um belíssimo discurso de homenagem ao seu tio, que emocionou profundamente a todos os presentes.

O prof. Hebert Durães foi lembrado e aplaudido por todos como o precursor deste projeto, semeado na sua gestão como coordenador e concretização neste momento tão especial, após a conclusão da primeira turma comemorando inúmeras aprovações na prova da OAB (que passou a ser aplicada em Irecê neste ano, tendo a FAI como local de provas).

O campus I da Faculdade Irecê foi instalado no local da antiga Chácara Maricota, construída com todo o zelo por Dr. Hermenito Dourado. Embora ele não tenha realizado o sonho de viver sua aposentadoria neste espaço magnífico, por ter sua vida abreviada de forma inesperada, agora habitará de maneira permanente na memória de todos que frequentarem o Salão do Júri Simulado que leva o seu nome, para que a sua trajetória siga inspirando os estudantes a acreditarem nos seus sonhos e construírem uma caminhada de grandes realizações nas carreiras jurídicas.