Editora FAI inicia os trabalhos com publicação de livro sobre o Projeto Esperançar
No dia 25/11/2024, a Faculdade Irecê subiu mais um degrau na consolidação do seu trabalho acadêmico e científico com a criação da Editora FAI. Com um Conselho Editorial formado por professores da casa e convidados, a editora tem como Diretor-Geral o Prof. David Rwbystanne (Coordenador do NUPPEX) e como Diretor-Adjunto, o prof. Rodrigo Bezerra (Coordenador do curso de Medicina Veterinária).
No anúncio da novidade, foi lançado o livro “Grupos Reflexivos com Homens: Desconstruindo os Ciclos da Violência Doméstica Contra a Mulher no Semiárido Baiano“, uma coletânea de artigos com os resultados do primeiro ano de trabalho do Projeto Esperançar, desenvolvido na Clínica Escola de Psicologia da FAI, realizando reuniões com grupos de homens que respondem a processos judiciais pela prática de violência doméstica. O encaminhamento desses homens para o projeto ocorre através da determinação de medidas protetivas de urgência previstas no art. 22, incisos VI e VII da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) pela autoridade judicial da comarca de Irecê.
A data não foi mero acaso: 25 de novembro é o dia internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, marcando o início da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em todo o mundo.
No dia 30/11, o livro foi apresentado no XI Encontro Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT/UNEB-UNIVASF, realizado no Campus III da Uneb, na cidade de Juazeiro. A diretora-geral da FAI, Maria da Conceição Araújo Correia, uma das organizadoras da obra, é doutoranda neste programa, e contou com o incentivo e apoio da sua orientadora profª. Dra. Kalline Lira (que também participa da obra) para realização deste lançamento no evento.
Já está agendada uma apresentação da obra em Salvador no dia 06 de dezembro, às 14h, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em evento da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia sobre a Campanha do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento reunirá as forças da Segurança Pública da Bahia e demais instituições parceiras para reafirmar compromissos com a luta pela igualdade e pela criação de um ambiente seguro e sem violência para todas as mulheres.
O livro está disponível em formato digital na Amazon e em breve estará disponível em formato físico no mesmo link: https://www.amazon.com.br/dp/B0DLJBYLS1