Abertura da Semana de Farmácia da FAI é marcada por palestras, cursos e muito debate
Conhecimento, debates, atividades práticas e muita animação. Essas foram as principais características das primeiras atividades da primeira Semana de Farmácia da FAI. Iniciada com a oferta dos cursos de “primeiros socorros” e “aplicação de injetáveis”, a SEFAR contou com a participação de dezenas de alunos, professores e membros da comunidade acadêmica em geral.
Abertas oficialmente pela palestra da Drª Cynara Barbosa – farmacêutica, bioquímica e professora adjunta do curso de Farmácia da UFBA -, as discussões da SEFAR perpassaram pelos desafios e perspectivas da atuação dos profissionais de Farmácia no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) e pensaram de maneira mais crítica à formação dos futuros profissionais e do seu compromisso com a sociedade.
De acordo com a professora Maria da Conceição Correia, Coordenadora Acadêmica da FAI, eventos como a SEFAR demonstram com clareza o empenho da FAI em construir um Ensino Superior de referência no Território de Irecê. “Nós estamos mostrando o que estamos fazendo aqui. Nós estamos fazendo um ensino superior com responsabilidade, com comprometimento e com cuidado. Porque nós não queremos formar por formar”.
Para o diretor geral da FAI, Marcos Carvalho, o evento marca um momento importante do curso de Farmácia e demonstra o empenho de alunos e professores em construir um curso de farmácia cada vez mais forte. “A primeira Semana de Farmácia já é um sucesso. A energia dos alunos de farmácia é uma energia diferente. São alunos extremamente ativos que, quando chamados a um projeto, abraçam esse projeto de verdade”, afirmou o diretor.
Com o tema, "Sus: Desafios e Perspectivas", a SEFAR conta com o apoio do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPEX) da FAI e reúne, ao longo de três dias de atividade, pesquisadores, profissionais e estudantes em uma programação com palestras, apresentações de trabalhos científicos, mini-cursos e mesas-redondas.
Além de toda programação de palestras e cursos, a SEFAR contará, em sua programação, com a realização da I Mostra Científica de Farmácia da FAI – um evento pioneiro que, pela primeira vez, reúne na região de Irecê trabalhos científicos inéditos de pesquisadores e estudantes da área.
Para a Coordenadora do Curso de Farmácia, Joseneide Miranda, a Semana de farmácia tem sido muito bem sucedida e tem mobilizado estudantes e professores de maneira marcante na FAI. “Superou minhas expectativas. A turma abraçou esse evento e hoje nós conseguimos que a Semana de Farmácia seja uma realidade”. Afirmou a Coordenadora.