FAI E TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA INAUGURAM UNIDADES DO CEJUSC EM IRECÊ

O Diretor Geral da Faculdade Irecê (FAI), Marcos carvalho, participou na manhá desta sexta-feira, 27, da Solenidade de Inauguração das unidades Processual e Pré-processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC. O Evento ocorrido no Fórum Dantas Júnior Ayres e na sede do CEjUSC-FAI, lacalizada na rua Rio São Francisco, em Irecê, contou com a presença do Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Gesivaldo Nascimento Brito.

Com o objetivo de solucionar conflitos antes que se tornem processos judiciais, as unidades do CEJUSC em Irecê terão também a missão de aproximar a Justiça do conjunto da Sociedade, ofertando, para isso, um acesso mais amplo e facilitado a serviços judiciais e pré-judiciais importantes, como audiências recompositivas e aplicação de métodos consensuais para a resolução de conflitos na área de família (divórcio, pensão alimentícia, paternidade, etc) e na área cívil.

As unidades do CEJUSC também terão atuação importante na resolução de conflitos de menor complexidade, que envolvam questões de vizinhança, cobrança de dívidas, dentre outras. De acordo com informações do Tribunal de Justiça, as Unidades do CEJUSC no Estado são integradas pelos setores Processual, Pré-processual e de Cidadania e tem como foco a mediação dos conflitos por meio do diálogo e cooperação entre as pessoas.

Dessa forma, a FAI consolida mais uma importante parceria institucional e inaugura mais uma ação pioneira no Território de Irecê. Com o CEJUSC a sociedade da região poderá acessar a justiça por um caminho mais curto, fácil e menos burocrático. Tudo isso de maneira gratuita e sem necessidade de advogado, uma vez que a equipe do CEJUSC será composta por advogados, psicólogos professores e estudantes universitários capacitados para promover uma mediação eficiente e que evite o processo judicial.