Abertura da Semana de Enfermagem da FAI é marcada por palestra em defesa da democracia

Com o intuito de debater o papel das boas práticas de Enfermagem na construção de uma sociedade democrática, a quarta semana de Enfermagem da FAI teve, nesta segunda-feira, 12 de junho, sua abertura marcada por uma discussão que, reforçando o compromisso ético e político com a promoção e a defesa da saúde do povo brasileiro, contemplou muito mais do que os aspectos técnicos ou profissionais do trabalho de enfermeiras e enfermeiros.  

Marcado pela palestra da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA), a enfermeira Tânia Bulcão,  o primeiro dia de atividades do Evento trouxe uma reflexão sobre o papel da Enfermagem enquanto prática social na retomada da democracia, frente ao cenário de ataque e desmanche que atualmente assola o conjunto de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores no Brasil.

De acordo com Tânia Bulcão, discutir a democracia num momento tão delicado e preocupante da história nacional é de extrema relevância, principalmente quando se olha para o âmbito de atuação da Enfermagem. De acordo com a professora, quando as pessoas optam pelo curso de enfermagem, elas precisam ter clareza do “compromisso ético, legal e político” com a saúde do povo.

Esse compromisso político, defendeu a enfermeira, não está vinculado a um contexto de disputa partidária, mas, sim, à consciência de que, para construir boas práticas verdadeiras em enfermagem, é preciso que se reafirme um compromisso de defesa da saúde e da vida do povo em todos os seus aspectos.

Segundo Bulcão, a luta pelas boas práticas em enfermagem está umbilicalmente ligada à luta pela democracia. “Para que a gente garanta as boas práticas em enfermagem, temos que ter um país com uma democracia consolidada. A gente precisa lutar por uma sociedade democrática”, afirmou a enfermeira que há mais de três décadas está ligada às lutas da sua categoria, sem nunca ter se filiado a partido político.

Núcleo da ABEn-BA

Outra novidade trazida por Bulcão é a possibilidade da instalação, no curso de Enfermagem da FAI, de um Núcleo Associação Brasileira de Enfermagem (seção Bahia). De acordo com ela, essa possibilidade é real e o trabalho para sua concretização deve começar nos próximos dias. “Esse ano teremos eleição na ABEn-BA, mas nós vamos fazer esse trabalho com a FAI com certeza”, afirmou.

Com o futuro núcleo, a ideia é que a FAI estreite laços com a ABen-BA e possa, de forma mais concreta, participar de discussões ações de caráter cultural, científico e político que afetam diretamente o desenvolvimento social e científico da enfermagem enquanto profissão e área de ação social.

Discussão crítica

Com um primeiro debate muito rico, a Semana de Enfermagem 2017 marca, assim, um passo importante para que a FAI se consolide enquanto uma Instituição capaz de refletir e propor políticas e ações voltadas à melhoria da saúde da população, debatendo, a partir de problemas e soluções atinentes à área da saúde, vias modernas e consonantes com o fortalecimento de políticas geradoras de estimuladoras do acesso universal e equânime aos Serviços de Saúde.

Mais do que um evento de exposição técnica, a Semana de Enfermagem da FAI convida a todos os profissionais de saúde a um debate mais amplo, em que os contornos da nossa democracia demarcam a enfermagem como prática social fundamental à defesa de assistência à saúde consciente do seu papel no conjunto da sociedade…