FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Enfermagem
Criação: 2014
Modalidade: presencial
Vagas: 100 (anuais)
Duração: 5 anos
Período: Noturno
Coordenador: Prof. Esp. Edilson da Silva Pereira Filho
Especialista em Saúde Pública e em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas
Regime: seriado semestral
Base legal: renovação de reconhecimento – Portaria MEC nº 110 de 04.02.2020, DOU de 05.02.2020
Perfil do egresso
O perfil do egresso desenvolvido pelo curso de enfermagem da FAI é de um profissional qualificado, generalista, humanista, crítico e reflexivo, com ampla concepção do mundo e flexível às mobilizações indispensáveis na execução do trabalho profissional.
Assim, buscamos que os egressos do curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI sejam dotados de conhecimento técnico, científico e humano inerente a cada área de atuação, habilitado ao eficiente e ético exercício profissional, seja no setor público ou privado.
Estrutura
O curso é um bacharelado que funciona no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação entre teoria e prática. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, estágios curriculares supervisionados na rede hospitalar e na rede básica e atividades complementares que oferecem ao aluno a possibilidade de enriquecer a sua formação com atividades extracurriculares. A gestão do cuidar, que integra e correlaciona o assistir, gerenciar, educar e pesquisar constitui-se uma temática transversal desse currículo.
Diferencial
O curso de enfermagem insere o aluno nos espaços de trabalho do enfermeiro desde os primeiros semestres através de visitas técnicas e da realização de práticas de campo, estimula a capacidade de raciocínio, de busca de conhecimento e de resolução de problemas. As ações integradas de ensino, iniciação científica e extensão, relacionadas à responsabilidade social, monitoria e produção científica com publicações promovidas durante o curso também contribuem para a diferenciação profissional.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Psicologia
Criação: 2015
Modalidade: presencial
Vagas: 150 (anuais)
Duração: 5 anos
Período: matutino e noturno
Coordenador: Prof. Esp. Ademar Rocha da Silva
Regime: seriado semestral
Base legal: reconhecimento – Portaria MEC nº 32 de 27/03/2023, D.O.U. 28/03/2023
Perfil do egresso
O perfil do egresso desenvolvido pelo curso de Psicologia da FAI tem como proposta oferecer ao discente uma formação generalista que contempla os principais enfoques teórico- metodológicos da Psicologia contemporânea.
Assim, o curso de Bacharelado em Psicologia da FAI busca formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e realidade social, como aspectos importantes na construção do conhecimento e na atuação profissional.
Atuação profissional
O Curso de Psicologia da FAI se propõe a formar profissionais que estarão aptos a atuarem em diversos contextos da prática profissional, voltado para o compromisso de atividades condizentes com as demandas sociais da atualidade, articulando os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde.
Estrutura
O curso de bacharelado funciona no turno matutino e noturno, oferecendo 150 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, com duração mínima de 10 semestres e máxima de 14 semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação entre teoria e prática. A carga horária total do curso é de 4.020 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, estágios básicos e profissionalizantes na área de saúde, educacional e social. São realizadas atividades complementares que oferecem ao aluno a possibilidade de enriquecer a sua formação com atividades extracurriculares.
Diferencial
O curso de Psicologia proporciona ao aluno o contato com áreas da psicologia que estão em desenvolvimento no país, como a Psicologia jurídica e a Psicologia do Esporte, possibilitando ao aluno um leque de atuação profissional diferenciado, também proporciona aos alunos visitas técnicas, estimula a capacidade critica e de raciocínio na busca de conhecimentos para resolução de problemas. Também busca-se ações integradas de ensino/pesquisa/extensão relacionadas a responsabilidade social, incentivo a produção acadêmica como publicações de artigos durante o curso, que vão contribuir para o diferencial do profissional.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Farmácia
Criação: 2016
Modalidade: presencial
Vagas: 80 (anuais)
Duração: 5 anos
Período: noturno
Coordenadora: Profª. Ma. Elaine Alane Batista Cavalcante – Mestre em Saúde Coletiva (UEFS)
Regime: seriado semestral
Base legal: reconhecimento – Portaria MEC nº 86 de 17/04/2023, D.O.U. 18/04/2023
Perfil do egresso
O curso proposto pela FAI habilitará o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, tanto nos aspectos gerenciais quanto nos assistenciais, às análises clínicas, toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautadas em princípios éticos, bem como na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo dessa forma, sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade
Atuação profissional
O farmacêutico possui conhecimentos que lhe permite se inserir em todos os níveis de atenção à saúde, atuando na dispensação, no gerenciamento e promoção do uso correto e racional de medicamentos e correlatos, realizando tarefas específicas de desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, programação, armazenamento, dispensação, farmácia clínica, controle de qualidade de insumos, medicamentos, cosméticos, imunobiológicos, saneantes e correlatos. No desenvolvimento da assistência farmacêutica individual e coletiva, podendo também realizar, interpretar, emitir laudo, pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais. Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização sanitária e no exercício profissional, realizando análises físico-químicas e microbiológicas e na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, correlatos e alimentos.
Estrutura
O curso é um bacharelado que funciona no turno noturno, oferecendo 80 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 4.070 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, extensionistas e estágios curriculares supervisionados na rede básica, hospitalar, laboratórios de análises clínicas, farmácias comunitárias e/ou farmácia escola, manipulação, indústria de alimentos e medicamentos.
Diferencial
O curso de farmácia insere o aluno nos campos de prática já nos primeiros semestres e, como utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, estimula a capacidade de raciocínio, de busca de conhecimento e resolução de problemas, tornando o/a farmacêutico/a mais que preparado para o mercado de trabalho. As ações integradas de ensino, pesquisa/iniciação científica, monitoria e extensão relacionadas à responsabilidade social, também contribuem para a diferenciação profissional.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Engenharia Civil
Modalidade: presencial
Duração: 5 anos
Período: Noturno
Regime: seriado semestral
Base legal: autorizado pela portaria nº 674 de 04/07/2017, publicada no Diário Oficial da União de 04 de julho de 2017.
Coordenação: Prof. Esp. Almerindo Barreto de Almeida Neto
Perfil do egresso
O perfil do formando do curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Irecê – FAI deve ser de um profissional consciente dos princípios éticos, científicos e de cidadania que necessitam ser constantemente aprimorados e praticados no exercício profissional. No sentido amplo, deve possuir visão globalizada dos aspectos sociais, culturais e administrativos relacionados à área sua de formação. Deve ser capaz de exercer sua profissão, inserido no contexto social, de acompanhar a evolução do conhecimento em sua área, ser comprometido com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. Deve também ser capaz de identificar e exercer sua profissão de acordo com as demandas locais, regionais e nacionais, bem como trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional.
O profissional egresso deve ter forte formação técnica nas áreas de construção civil, estruturas, geotecnia, transportes, hidráulica e saneamento. Deve ser capacitado para absorver, pesquisar, adaptar e desenvolver novas tecnologias atuando com iniciativa inovadora e empreendedora na resolução de problemas de engenharia relacionados com sua área de atuação. Deve ser capaz de identificar as necessidades dos usuários e formular, analisar e resolver criativamente os problemas de engenharia que se apresentem ao longo de sua carreira profissional. Deve ter boa comunicação interpessoal, ser dinâmico, objetivo, crítico, reflexivo, criativo, capaz liderar equipes e adotar perspectivas multi e transdisciplinares em sua prática profissional. Deve ter competência na realização de planejamento estratégico e de execução das atividades que lhe são impostas em seu exercício profissional. Deve, em suas decisões, considerar os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, de segurança e saúde no trabalho com postura ética, humanística e de sustentabilidade em atendimento às demandas da sociedade e com vistas no progresso e desenvolvimento global da comunidade, junto à qual ele deverá interferir e modificar.
Atuação profissional
O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas: materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados. Estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc. Hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral. Transportes e geotecnia – estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.
Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos. O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país. Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.
Estrutura
O curso é um bacharelado que funcionará no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 3.900 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas, atividades extensionistas e estágios curriculares supervisionados.
Diferencial
O diferencial do curso de Graduação em Engenharia Civil da FAI está em formar Engenheiros Civis com visão empresarial e gerencial para atuar na gestão das obras, com vivência prática consistente na execução dos processos de construção e suas tecnologias, com conceito inovador/empreendedor buscando a aplicação de novas tecnologias e tendências de sustentabilidade, sem deixar de lado a formação básica com alto nível de exigência nas disciplinas do núcleo rígido de maneira interdisciplinar.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Eng. Agronômica
Modalidade: presencial
Duração: 5 anos
Período: noturno (previsão de aulas práticas na Fazenda Escola aos sábados)
Regime: seriado semestral
Base legal: autorizado pela Portaria nº 676 de 04/07/2017, publicada no Diário Oficial da União de 06 de julho de 2017.
Coordenação: Prof. Dr. Torquato Martins de Andrade Neto
Perfil do egresso
Diante dos objetivos traçados espera-se que os egressos do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica da FAI sejam dotados de competências técnicas e comportamentais inerente a cada área de atuação, habilitado ao eficiente exercício profissional, seja no setor público ou privado.
Por essas razões é que o Curso de Engenharia Agronômica busca fortalecer as seguintes características nos egressos:
– Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
– Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
– Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia Agronômica;
– Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
– Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
– Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
Para tanto, o Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica da FAI, quanto ao seu processo formativo, atende integralmente às Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, buscando desenvolver profissionais com as seguintes competências:
– Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
Atuação profissional
O Engenheiro Agrônomo pode realizar o planejamento, a organização e o desenvolvimento dos processos agrícolas. É o profissional responsável por técnicas de melhoramento de plantas, controle e combate de pragas e doenças que atingem as culturas agrícolas, pelo preparo do solo, plantio, colheita e armazenamento da produção agrícola. Atua também nas etapas de beneficiamento e comercialização dos produtos de origem vegetal e animal. Tem forte conhecimento em biotecnologia, consegue trazer dos laboratórios para o campo a aplicação das pesquisas para aumento da produtividade de forma sustentável. Resumindo, seu contato constante com os homens e mulheres do campo é essencial para administrar com clareza os aspectos ambientais, climáticos, geográficos, sociais e técnicos da produção. O exercício da profissão de engenheiro agrônomo une os conceitos das ciências humanas, exatas e biológicas.
Atualmente existe uma crescente demanda pela conservação da biodiversidade, paisagismo e jardinagem, gestão de recursos florestais não-madeireiros, manejo, classificação e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis. Por outro lado, também ocorre uma demanda por profissionais que se dediquem ao controle da destruição dos ecossistemas e poluição na agricultura, ao desenvolvimento ou implementação de tecnologia de que promovam a conservação e sustentabilidade do sistema produtivo agrícola. Finalmente, o Engenheiro Agrônomo pode dedicar-se às questões socioeconômica rural, relacionadas ao planejamento e administração de unidades de produção agrícolas e relações de assessoria técnica aos agricultores.
Estrutura
O curso é um bacharelado que funcionará no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 3800 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas em laboratórios didáticos e Fazenda Escola, além de estágios curriculares supervisionados.
Diferencial
Os alunos do curso de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FAI possuem à sua disposição laboratórios modernos e equipados, nos quais as aulas teóricas são complementadas com experiências práticas. Além do corpo docente formado por 90% de mestres e doutores com grande experiência e atuante na área. Contamos conta com uma grade curricular estruturada, alinhada às últimas tendências do mercado regional e nacional, principalmente no que diz respeito a temas da atualidade, como a sustentabilidade de recursos naturais. Nossos alunos podem estagiar em mais de 50 empresas públicas e privadas conveniadas, entre elas a Embrapa Mandioca e Fruticultura.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Medicina Veterinária
Modalidade: presencial
Duração: 5 anos
Período: noturno (com previsão de aulas práticas em turno oposto e também aos sábados)
Regime: seriado semestral
Base legal: autorizado pela Portaria nº 1021 de 27/09/2017, publicada no Diário Oficial da União de 28 de setembro de 2017.
Coordenação: Dr. Rodrigo Alves Bezerra
Atuação profissional
Além de atuar como profissional liberal, praticando a clínica e a cirurgia de animais, pode desenvolver pesquisas, promover programas de prevenção de zoonoses, trabalhar na vigilância sanitária desenvolvendo atividades de fiscalização e garantindo a preservação da saúde pública e animal, ou mesmo atuar na área de produção, nutrição e melhoramento genético animal. O Médico Veterinário ainda atua na preservação ambiental, no planejamento, administração e economia rural, na extensão rural e de pesquisa tanto nas áreas de saúde animal como nas de produção animal e inspeção de produtos de origem animal.
Estrutura
O curso está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas em laboratórios didáticos e Clínica Escola de Medicina Veterinária, além de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios.
Diferencial
O diferencial do curso de Medicina Veterinária da FAI passa por uma proposta inovadora de ensino com características fortes na relação professor-aluno, metodologias ativas de ensino, aulas teórico-práticas com ênfase na aplicabilidade do conteúdo e muita interdisciplinaridade. O curso visa formar Médicos Veterinários generalistas (que podem atuar na promoção e proteção à saúde de pequenos e grandes animais, na clínica e cirurgia, animais silvestres, medicina preventiva, saúde pública, controle de qualidade na indústria de alimentos de origem animal, Nutrição e na área comercial. A estrutura física conta com laboratórios bem equipados, Clínica Escola de Medicina Veterinária e vários convênios. O corpo docente é composto por 80% de professores mestres e doutores o que contribuiu para que o curso fosse aprovado com conceito 05 na avaliação do MEC.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Administração
Criação: 2020
Modalidade: presencial
Vagas: 100 (anual)
Duração: 4 anos
Período: noturno
Coordenador: Prof. Esp. Mateus Marcos de Souza Pereira
Regime: seriado semestral
Base legal: portaria MEC nº 79 de 1º de abril de 2020, publicada no D.O.U de 02 de abril de 2020.
Perfil do egresso
O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Irecê – FAI, foi construído com base na Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Administração, expressando coerência com a Missão e o PDI da IES, com os objetivos e a matriz curricular do curso e, ainda, as peculiaridades de Irecê e os demais municípios de sua região, o mundo do trabalho local e regional, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais o Curso de Graduação em Administração da FAI ensejará, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
O perfil profissional do administrador a ser formado pela Faculdade de Irecê – FAI, será pautado nos desafios do mundo globalizado e rico em mudanças, e focado para o mercado local, regional e consequentemente para o mundo trabalho. Sendo assim, deve ser um cidadão ético, com visão e responsabilidade social, criativo e que tenha senso crítico, espírito empreendedor e bom relacionamento interpessoal; tudo isso, alicerçado numa sólida formação teórica e prática, que lhe dê a condição necessária para enfrentar a concorrência e permanente motivação para aprender, buscando não apenas novos conhecimentos, mas também participando de sua elaboração.
Atuação profissional
O Egresso do curso de Bacharelado em Administração estará preparado para o mundo do trabalho com capacidade para atuar de forma empreendedora, com ética e responsabilidade social, o que exige a percepção global da conjuntura econômica, política, social e cultural e às demandas da sociedade locais e regionais e de acordo com as DCNs do curso de Administração e a compreensão de que suas ações, na busca por eficiência, eficácia e competitividade, devem considerar o ser humano como essência das organizações.
Competência para:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
- Desenvolver capacidade para realizar consultoria, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais;
- Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;
- Lidar com modelos de gestão inovadores;
- Resolver problemas e desafios organizacionais com flexibilidade e adaptabilidade;
- Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
Estrutura
O curso será ofertado no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, com duração mínima de 8 semestres letivos e máxima de 14 semestres. A carga horária total do curso é de 3340 horas, sendo 100 horas de atividades complementares, carga horária de estágio supervisionado de 300 horas, Trabalho de Conclusão de Curso de 180 horas e atividades extensionistas no total de 340 horas.
Diferencial
O curso de Bacharelado em Administração proporcionará aos seus egressos amplo conhecimento voltado para o mundo do trabalho. A proposta é relacionar a teoria à prática, ou seja, o ensino acadêmico deve estar vinculado à prática profissional e à realidade social e econômica da região, da Bahia e do país. Por essa razão, o curso de Administração da FAI contempla dinâmicas e estratégias teóricas-práticas, objetivando a formação do profissional cidadão, preocupado com o desenvolvimento de competências na área Administrativa. Para tanto, ao longo do curso, o discente terá mais de 300 horas de atividades extensionistas, em contato direto com a comunidade através da prestação de serviços de consultoria, apoio a pequenos empresários, pesquisas e artigos com atores do comércio local, entre outras práticas integrativas. Ademais, o curso de Administração busca enfatizar o perfil de homem-profissional-cidadão, consciente de suas responsabilidades e de seu papel fundamental na mudança das instituições, que permitam uma ação mais comprometida com a melhoria da qualidade de vida no planeta e, especialmente, com o desenvolvimento da espécie humana.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
GRADE E CORPO DOCENTE – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Direito
Modalidade: presencial
Duração: 5 anos
Período: noturno
Coordenação: Profª. Me. Leonellea Pereira
Regime: seriado semestral
Base legal: autorizado pela Portaria nº 863 de 6 de dezembro de 2018.
Perfil do egresso:
O Bacharel em Direito é o título concedido ao/à concluinte do presente curso, que tem como bases legais a legislação educacional brasileira em vigor e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito.
O curso de Direito da Faculdade Irecê – FAI está orientado a prover as ferramentas conceituais para que o futuro profissional possa desenvolver, autonomamente, o raciocínio crítico necessário para resolução de problemas variados, manejando material jurídico em constante mudança, tornando-o um profissional mais humanizado. A partir disso, o curso de Direito da FAI realizará práticas pedagógicas que permitam aos seus egressos o desenvolvimento das habilidades que, fundamentalmente, correspondam às expectativas do mundo do trabalho regional e nacional, de forma a atender as novas demandas apresentadas, possibilitando:
• A leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico jurídicas;
• Interpretação e aplicação do Direito;
• Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras
• fontes do Direito;
• Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou
• judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
• Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito; utilização
• de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
• Julgamento e tomada de decisões;
• Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.
Esse profissional também estará preparado para enfrentar os fenômenos da massificação social, da oligopolização e da internacionalização da economia, da urbanização prevalecente, da redefinição dos direitos humanos, da revolução tecnológica de ponta, das causas da miséria e do desemprego, das necessidades locais e regionais e da tutela de interesses meta-individuais que engendram novos direitos: consumidor, meio ambiente, infância e adolescência, comunicação social, tecnologia etc.
O desafio que se coloca atualmente aos cursos jurídicos é o da sua adequação às demandas da sociedade moderna, assim identificadas: demandas sociais de novos sujeitos, tecnológicas, éticas, técnicas, de especialização, de novas formas organizativas do exercício profissional, de efetivação do acesso de todos à justiça e de refundamentação científica e de novos paradigmas.
Assim, o egresso do curso de Direito da FAI estará habilitado a atuar em empresas de diversos segmentos, e nas áreas que envolvam a ação do Magistrado, Promotor Público, Procurador de Justiça, Defensor Público, Delegado de Polícia, Advogado, Professor e empreendedor (não só na área jurídica).
Atuação profissional
Profissões do Direito:
- Advocacia Privada
A advocacia é o meio mais tradicional de seguir carreira em Direito, podendo se tornar tanto um advogado do setor público quanto do privado (escritórios e corporações), ou mesmo seguir a carreira solo como advogado individual.
Quanto à função do advogado, o seu trabalho é, basicamente, defender os interesses de seus clientes de acordo com as leis aplicáveis ao caso, e representá-los nas audiências. O advogado também atua em assessoria, emissão de parecer, elaboração e análise de contratos, etc. Para exercer a carreira é necessária a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No curso de Direito da FAI, o aluno contará com um programa de revisão para consolidar a preparação para o Exame.
- Defensor público:
Cabe a este defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais (como se fosse um advogado privado). Para ser defensor público não se exige mais a aprovação prévia no Exame da OAB, mas exige-se seleção rigorosa em concurso público. A propósito, o curso de Direito da FAI contem estrutura curricular que preparará o aluno para o certame.
- Procuradoria:
Este profissional atua em favor dos entes da federação, tais como procurador municipal, estadual ou da União. Atua representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo em ações como licitações e concorrências públicas. Para ser procurador exige-se a aprovação no Exame da OAB e, em alguns casos, concurso público. Para ambos os casos, o aluno de Direito da FAI estará apto, ao final do curso, a pleitear tal vaga.
- Promotoria de Justiça (Ministério Público):
O Promotor de Justiça representa o Ministério Público (MP), órgão que atende aos interesses da sociedade e aos seus direitos, se responsabilizando pela fiscalização da aplicação das leis nos âmbitos estadual e cível. Além disso, o promotor também atua na área criminal.
Para exercer a função é necessária a aprovação em concurso público específico para o cargo. Tal como para outras carreiras públicas, o curso de Direito da FAI contem estrutura curricular que preparará o aluno para o certame.
- Magistratura:
Tanto na esfera pública (Estadual e Federal) quanto na Justiça Especializada (Eleitoral, Militar e do Trabalho), o juiz pode atuar em vários meios, mas o início de carreira é o mesmo para todos: trabalhar como juiz substituto.
Depois que promovido para a 1ª entrância (atuando em pequenas cidades), o juiz deixa de ser substituto. Os objetivos seguintes são as promoções para a 2ª entrância (trabalhando em cidades maiores e em áreas específicas) e 3ª entrância (atuante em Tribunais Superiores).
É necessária aprovação em concurso público para ingressar na carreira. Nesse sentido, o aluno de Direito da FAI sairá na frente pois receberá todas as ferramentas necessárias para ingressar na magistratura.
- Delegacia de polícia:
É o principal agente da polícia judiciária. Além das atribuições próprias do “comissário Gordon”, cabe ao delegado elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos. Sua atuação é imprescindível à propositura da ação penal. O delegado pode ser da polícia civil (estadual) ou federal. É necessária aprovação em concurso público. Equipada com disciplinas específicas da profissão, a grade curricular da FAI deixará, organicamente, o aluno preparado para pleitear o cargo, acaso seja sua vocação.
- Diplomacia:
Uma excelente opção para quem gosta de línguas estrangeiras! Um diplomata não é necessariamente um advogado, porém, o conhecimento em Direito faz parte dos fundamentos exigidos pelo Itamaraty para exercício do cargo. Por outro lado, um advogado se vê obrigado a “sair da bolha” para alcançar essa nobre posição, conquistada via concurso público. A propósito, o curso de Direito da FAI contém estrutura curricular que preparará o aluno para o certame.
Geralmente, esse servidor público realiza missões ao trabalhar nas embaixadas brasileiras espalhadas pelo mundo, defendendo os interesses do país, participando de negociações e prestando suporte a brasileiros residentes no exterior. Quando um brasileiro necessita ser amparado juridicamente em terras estrangeiras, a embaixada é acionada para ajudar a solucionar o problema.
- Empreendimento empresarial:
Sem dúvida, empreender no Brasil é uma missão muito complexa. E isso não é só por conta dos encargos tributários, mas em decorrência da falta de conhecimento dos empreendedores. Para exercer a empresa é imprescindível dispor de conhecimentos jurídicos e de gestão. Porém, com os novos desenhos neoliberais no Brasil, investir na atividade empresarial se tornou uma opção de resultado e, consequentemente, atrativa.
Nesse sentido, o curso de Direito da FAI instrumentalizará o discente com as ferramentas jurídicas necessárias para o exercício dos negócios (business law), capacitando o individuo que detém vocação para o empreendedorismo.
- Carreira acadêmica:
Seja em universidades, seja em cursos de especialização, ser um professor de Direito é uma opção de carreira que exige muita leitura e preparação a médio ou longo prazo. O exercício da profissão não exige a aprovação no exame da OAB e nem concurso público para ingresso em Instituição de Ensino Privado, mas se exige um bom currículo (com produção científica e eventos acadêmicos) e curso de pós-graduação.
Importante frisar que as faculdades particulares com bons diferenciais exigem processo seletivo (com prova prática) para contratação de docente. Para ingressar como professor de Instituição pública é necessário passar em concurso.
Com estrutura curricular robusta e moderna do curso de Direito, além de pós-graduação em Ciências Jurídicas, a FAI dará aos seus egressos vocacionados todas as condições técnicas e humanísticas necessárias para o exercício da docência.
Principais áreas de atuação no Direito
- Direito Civil:
Representar interesses individuais e particulares em ações referentes à propriedade e posse de bens ou questões familiares, como divórcio, adoção e sucessão. Direito Civil é a maior área do Direito brasileiro e engloba várias especializações: Direito contratual, Direito de família, Direito das coisas, Responsabilidade Civil etc.
- Direito comercial ou empresarial:
Defender os empresários e sociedades empresárias diante dos seus interesses comerciais, tais como a concorrência, marca, patente e nos processos de falência e recuperação de empresa. Esse profissional também atua elaborando contratos e estatutos sociais. Em grandes centros comerciais, esse especialista tem atuado como agente de Compliance dentro das empresas privadas, implantando políticas de prevenção e combate à corrupção.
- Direito do consumidor:
Defender os interesses do consumidor aplicando as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços. Mas não só os consumidores! Os advogados especialistas em Direito do consumidor também propõem a defesa dos fornecedores. A legislação básica do profissional da área é o Código de Defesa do Consumidor.
- Direito da tecnologia da informação:
Este, sem dúvida, é a profissão do futuro! A esse profissional compete analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais. Com o advento do Marco Civil da Internet, o advogado especialista nessa área está cada vez mais cobiçado.
- Direito tributário:
O advogado tributarista tem a missão de cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores, defendendo os contribuintes (seja pessoa jurídica ou física) de eventuais equívocos no recolhimento de tributos pela entidade arrecadadora.
- Direito administrativo:
Atuar nas relações envolvendo pessoas e órgãos públicos e a sociedade. Normalmente, essa é área mais explorada por procuradores municipais, estaduais e federais. O profissional atuante no Direito Administrativo analisa contratos públicos, elabora instrumento de licitação, entre outros atos jurídicos de interesse da entidade pública.
- Direito trabalhista:
Uma das áreas mais movimentadas do Brasil atualmente, o advogado especialista nesse ramo do Direito representa indivíduos ou empresas em disputas entre empregado e empregador e em questões sindicais. Em chamados “tempos de crise”, não só os trabalhadores estão buscando o advogado trabalhista, mas as empresas também na busca de orientações e tomadas de decisões inequívocas. A reforma trabalhista tem aquecido o “mercado” na área do Direito do Trabalho.
- Direito previdenciário:
O advogado especialista nessa área representa interesses de segurados da previdência social em busca de direitos tais como aposentadorias e outros benefícios previdenciários (pensão por morte, auxílio doença etc). Mas não para por aí, pessoas jurídicas também contratam esse tipo de profissional no campo da assessoria jurídica para corretas tomadas de decisões.
- Direito penal ou criminal:
Eis a especialização dos advogados pomposos dos filmes de Hollywood! Ao criminalista ou penalista cumpre preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas. O profissional que atua na área criminal ou penal não defende o “criminoso” mas os seus direitos enquanto indivíduo.
- Mediação, conciliação e arbitragem:
Trata-se de um dos ramos com maior tendência do momento. O especialista nesta área aplicará nas relações jurídicas envolvendo as mais diversas categorias de pessoas os métodos não judiciais de resolução de conflitos de interesses e problemas – Arbitragem, Negociação, Conciliação e Mediação – como instrumentos de construção da cultura de pacificação social, buscando a desconstrução da cultura da litigiosidade, do enfrentamento e do confronto.
Estrutura:
O curso é um bacharelado em Direito que funcionará no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em dez semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 3.900 horas, distribuídas em atividades teóricas, prática no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), estágio supervisionado e construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Diferencial:
Os alunos do curso de Direito da FAI possuem à sua disposição uma instituição com excelente infraestrutura com espaço confortável e bem equipado (cadeiras confortáveis, data show em cada sala, ar-condicionado, lousa branca de nítida visualização, etc), com biblioteca atualizada e professores qualificados para o exercício profissional e da docência.
Além do corpo docente titulado e qualificado com grande maioria de professores mestres e doutores, a graduação conta com uma grade curricular estruturada, alinhada às últimas tendências do mercado regional e nacional, principalmente no que diz respeito a temas da atualidade, como a sustentabilidade, tecnologia e novos direitos.
O curso de Direito da FAI também já conta com dois laboratórios de estágio, sendo um CEJUSC em instalações próprias (localizado no Recanto das Árvores) e outro no Fórum da cidade de Irecê, além de convênios com escritórios de advocacia e órgãos públicos com a finalidade de concessão de estágios.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Ciências Contábeis
Criação: 2020
Vagas: 100 (anual)
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Coordenador: Prof. Esp. Mateus Marcos de Souza Pereira
Regime: Seriado semestral
Base legal: Portaria MEC nº 162 de 5 de junho de 2020, publicada no D.O.U de 08 de junho de 2020.
Perfil do egresso
O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Irecê – FAI, foi construído com base na Resolução CNE/CES nº 10, de 16/12/2004 e a Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, expressando coerência com a Missão e o PDI da IES, com os objetivos, a matriz curricular do curso, as peculiaridades de Irecê e região, o mundo do trabalho regional, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas.
Atuação profissional
O curso de Ciências Contábeis está orientado a prover as ferramentas conceituais para que o futuro profissional possa desenvolver, autonomamente, o raciocínio crítico necessário para resolução de problemas variados, manejando material contábil em constante mudança, tornando-o um profissional mais humanizado. A partir disso, o curso de Ciências Contábeis realizará práticas pedagógicas que permitam aos seus egressos o desenvolvimento das habilidades que, fundamentalmente, correspondam às expectativas do mundo do trabalho.
Competência para:
a) atuar no desenvolvimento e implantação de sistemas de informações contábeis e gerenciais, com vistas a suprir dos diversos usuários de informações com características preditivas;
b) compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
c) apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
d) utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
e) demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
f) aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
g) desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
h) exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
i) desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
j) exercer com proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
Estrutura
O curso será ofertado no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, com duração mínima de 8 semestres letivos e máxima de 14 semestres. A carga horária total do curso é de 3340 horas, sendo 100 horas de atividades complementares, carga horária de estágio supervisionado de 300 horas, Trabalho de Conclusão de Curso de 180 horas e atividades extensionistas no total de 340 horas.
Diferencial
O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis proporcionará aos seus egressos amplo conhecimento voltado para o mundo do trabalho. A proposta é relacionar a teoria à prática, ou seja, o ensino acadêmico deve estar vinculado à prática profissional e à realidade social e econômica da região, da Bahia e do país Para tanto, ao longo do curso, o discente terá mais de 300 horas de atividades extensionistas, em contato direto com a comunidade através da prestação de serviços de consultoria, apoio a pequenos empresários, pesquisas e artigos com atores do comércio local, entre outras práticas integrativas. Nesta perspectiva, o curso de Ciências Contábeis busca enfatizar o perfil de homem-profissional-cidadão, consciente de suas responsabilidades e de seu papel fundamental na mudança das instituições contábeis, que permitam uma ação mais comprometida com a melhoria da qualidade de vida no planeta e o fortalecimento de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Fisioterapia
Criação: 2021
Modalidade: presencial
Vagas: 100 (anual)
Duração: 5 anos
Período: noturno
Regime: seriado semestral
Coordenadora: Profa. Esp. Yvone Rizia Ferreira de Souza Santos
Base legal: autorizado pela Portaria MEC nº 380 de 5 de novembro de 2020, publicada no D.O.U de 06 de novembro de 2020.
Perfil profissional do egresso
O Bacharel em Fisioterapia, é o título concedido ao/à concluinte do presente curso, que tem como bases legais a legislação educacional brasileira em vigor e as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em fisioterapia, materializadas na resolução CNE/CES n° 1.210/2001, e será um profissional dotado de habilidades manuais, habilidades diagnósticas, empático com seus clientes, didático para orientar e conduzir os atendimentos de fisioterapia. Este profissional terá característica humanista, capacidade reflexiva, formação generalista e crítica, estará apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, utilizando base científica consistente. Deterá visão ampla e global, respeitando sempre princípios éticos, culturais individuais e da coletividade. Este fisioterapeuta terá capacidade de estudo e atuação na restauração e manutenção do movimento humano, bem como em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer na sua forma fisiológica, quer na sua forma patológica, bem como nas repercussões orgânicas e psicossociais.
Áreas de atuação:
- Fisioterapia (Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios, Centros de Reabilitação);
- Saúde Coletiva (Programas Institucionais, Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho, Vigilância Sanitária);
- Educação (Docência – nível superior, Extensão, Pesquisa, Supervisão – técnica e administrativa, Direção e coordenação de cursos);
- Outras (Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, Esportes).
Atuação profissional
O Egresso do curso de Fisioterapia estará apto a atuar efetivamente nos processos de promoção da saúde com vistas a planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, curativas e de reabilitação, atenção de primeira, segunda e terceira ordem de saúde, enfocando a solução de problemas individuais e coletivos, com conhecimentos e habilidades suficientes para eleger e aplicar os recursos e técnicas mais adequadas, com base no conhecimento das reações colaterais adversas previsíveis, inerentes à plena intervenção fisioterapêutica de forma sistemática e com base na programação progressiva dos objetivos terapêuticos, decidindo as condutas mais adequadas, atuando ainda de forma solidária ao cidadão, prezando por sua saúde em um contexto interdisciplinar e integrada com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e ética.
Estrutura
O curso será ofertado no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais, com duração mínima de 10 semestres. A estrutura curricular do curso apresenta uma carga horária total de 4160 horas, às quais já estão incorporadas ao curso: 2280 horas de teoria (Formação Básica + Formação Específica), 820 horas (Atividades Práticas), 840 horas (Estágio Supervisionado), 80 horas Trabalho de Conclusão de Curso) e 100 horas (Atividades Complementares).
Diferencial
O curso de Fisioterapia da FAI pretende formar um profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo, competente, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, bem como em outras atividades relacionadas como educação, gestão, consultoria e projetos em saúde. Este profissional detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e culturais do indivíduo e da coletividade, estando preparado para integrar uma equipe multidisciplinar, empreendedores e habilitados para o exercício da profissão, conscientes do seu agir profissional na promoção da saúde, e fundamentada nos preceitos da ética, da moral, da ciência, da filosofia e, principalmente, voltada para realidade da população brasileira.
FLUXOGRAMA DO CURSO – ACESSE AQUI
Grau conferido: Bacharel em Nutrição
Criação: 2021
Modalidade: presencial
Vagas: 100 (anual)
Duração: 4 anos
Período: noturno
Regime: seriado semestral
Coordenadora: Profa. Esp. Ellen de Souza Almeida Vilela
Base legal: autorizado pela Portaria MEC nº 380 de 5 de novembro de 2020, publicada no D.O.U de 06 de novembro de 2020.
Perfil do egresso
O profissional egresso em Nutrição estará habilitado para atuar nas diversas áreas da Nutrição, incluindo:
• Atenção Nutricional Coletiva: No diagnóstico, planejamento, execução e controle de ações de atenção nutricional para coletividades, em órgãos legisladores, executores (secretarias, prefeituras, unidades básicas de saúde, escolas, centros de educação infantil) reguladores e unidades de ensino superior governamentais e não governamentais e domicílios.
• Atendimento Clínico Nutricional Individualizado: No diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional, na educação nutricional, no planejamento, prescrição, análise, supervisão e avaliação de planos alimentares em todas as faixas etárias, estilos de vida, estados de saúde e classes sócio-econômico-culturais, em consultórios nos diversos locais (centros médicos, academias, clubes, SPA), hospitais, instituições de ensino superior governamentais e não governamentais e domicílios.
• Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: Diagnóstico e planejamento do público alvo, cardápio, estrutura física, trabalhadores, planos e ferramentas operacionais, na implantação e acompanhamento de estruturas e serviços de produção de alimentos, na educação nutricional de todas as faixas etárias, estilos de vida, estados de saúde e classes sócio econômico-culturais, em restaurante e lanchonetes (comerciais, industriais, hospitalares, asilares, escolares e pré-escolares, hoteleiros – em terra, mar e ar, SPA), supermercados, padarias, indústrias e distribuidores de alimentos, bancos de leite, lactários, central de terapia nutricional, instituições de ensino superior governamentais e não governamentais, bares e domicílios.
Atuação profissional
O Egresso do Curso de Nutrição será um profissional com formação generalista, humanista e crítica, preparado para o mundo de trabalho. Estará capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Para tanto, utilizará tanto do instrumental técnico-científico como do compromisso ético-social desenvolvido ao longo do curso.
Estrutura
O curso será ofertado no turno noturno, oferecendo 100 vagas anuais. Está organizado em regime seriado semestral, com duração mínima de 8 semestres letivos, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação entre teoria e prática. A carga horária total do curso é de 3200 horas, sendo 100 horas de atividades complementares, carga horária de estágio supervisionado de 660 horas, Trabalho de Conclusão de Curso de 80 horas, carga horária de 2580 horas de articulação teórico prática e de pesquisa em estudos desenvolvidos e dedicados às áreas de Nutrição.
Diferencial
O curso de Nutrição proporciona um amplo processo formativo amparado por aprendizagens teóricas, práticas e de pesquisas que possibilitam experiências fundantes e com qualidade, visto que, propõe a flexibilização dos componentes curriculares contemplando inovações pedagógicas, articulação entre teoria e prática, transversalidade e a interdisciplinaridade como caminho para garantir a implementação, aprofundamento, criticidade e diversificação de estudos, impulsionando o desenvolvimento das habilidades e competências para a atuação profissional no exercício da nutrição, nas diferentes demandas sociais, na solução de problemas e tomada de decisão. Também busca ações integradas de ensino/pesquisa/extensão relacionadas a responsabilidade social, incentivo à produção acadêmica como publicações científicas durante o curso.