DOCENTES DO CURSO DE DIREITO LANÇAM COLETÂNEA DE LIVROS JURÍDICOS

As obras estão disponíveis na Amazon!

Denominada “Mens Legis” (espírito das leis, em latim) a coletânea consiste em uma compilação de normas jurídicas atualizadas que reúne a Constituição Federal, leis, decretos e normas diversas, organizada e compilada por eixos temáticos em que cada livro é dedicado a um ramo específico do Direito, tais como Direito Administrativo, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Penal, Direito Processual, entre outros. Ao todo, são 11 volumes.

O projeto, que será uma ação permanente, foi idealizado em 2022 pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito e conta com a participação de catorze docentes do bacharelado. Para o professor Hebert Durães, coordenador do curso e organizador do projeto, “a iniciativa Mens Legis será uma ação permanente do corpo docente que semestralmente deverá promover atualização das centenas de normas e concatená-las em diferentes eixos temáticos”.

Participaram da primeira edição os seguintes docentes do curso de Direito da FAI:

  1. Alan Carlos Marques dos Santos
  2. Álvaro Augusto Diniz Queiroz Carvalho
  3. Ana Lídia Cursino dos Santos
  4. Carolina Guimarães Novaes
  5. Hebert Vieira Durães
  6. Hédel de Andrade Torres
  7. Heitor de Souza Dantas
  8. Julliane Bertoldo Gonçalves Dourado
  9. Leonellea Pereira,
  10. Lucas Neri de Barros
  11. Pedro Araújo Sampaio
  12. Roberto José de Oliveira Neto
  13. Rodolfo Carneiro de Souza Dourado
  14. Sérgio Pessoa Ferro

Para o professor Heitor Dantas, membro do NDE e participante da coletânea, “o projeto Mens Legis constitui uma ferramenta importante para aproximar os alunos ainda mais das atualizações legais, já que participam dessa estruturação junto com o professor, dia após dia, nas salas de aula”.

A coletânea foi especialmente projetada para atender às necessidades dos alunos de graduação em Direito. Ao agrupar as normas por assunto, esses volumes individuais se tornam ferramentas valiosas para a pesquisa de normas de cada área do Direito, através do acesso rápido e prático às informações relevantes, permitindo que se estude e aprimore os conhecimentos de maneira eficiente. “Além de aprofundar conceitos jurídicos, destaca-se por ser uma fonte atualizada e acessível. Mais do que uma obra, é um guia prático que torna o direito palpável para a nova geração de estudantes“, relata o professor Rodolfo Carneiro que é membro do NDE e participante da coletânea.

Cada compêndio legislativo é cuidadosamente selecionado e organizado, abrangendo as principais leis, decretos e normas em sua respectiva área. Essa abordagem tem o objetivo de facilitar sua imersão nos diferentes ramos do Direito, fornecendo uma base sólida para sua formação acadêmica e prática profissional futura. Para o professor Alan Carlos, “a coletânea mens legis é uma compilação criteriosa de normas jurídicas que se revela como uma ferramenta indispensável para discentes do curso de Direito aprofundarem seus conhecimentos de maneira organizada e eficiente”.

Estas publicações têm formatos compactos, pois os volumes são temáticos. Além disso, são um estímulo para que os alunos pensem em publicar trabalhos de sua autoria, especialmente os que pretendem seguir a carreira acadêmica. “O “espírito da lei” está a serviço dos nossos estudos e terá muita utilidade para estudantes, docentes e profissionais do Direito”, complementa a professora Leonellea Pereira, membro do NDE e coautora.

A coletânea está disponibilizada na livraria da Amazon, em formato físico e podem ser adquiridos clicando aqui. Confira abaixo os onze volumes da coleção Mens Legis:

Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Direito da Faculdade Irecê

Hebert Vieira Durães (coordenador)

Leonellea Pereira

Alan Carlos Marques dos Santos

Heitor Dantas

Rodolfo Carneiro Dourado